O vereador abordou essas e outras ações de seu mandato parlamentar em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara
A regulamentação da atividade de optometrista, o uniforme para crianças da rede municipal de ensino e o limite de 10% para vendas de produtos em supermercados via autoatendimento são propostas legislativas do vereador Cícero João (PTB), que as abordou em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta quinta-feira, 2, antes da sessão ordinária. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre seu projeto que proíbe bombas de autosserviço nos postos de combustíveis.
O vereador explicou que o Projeto de Lei nº 374/2021, de sua autoria, que está em discussão na sessão desta quinta-feira, tem como objetivo a preservação dos empregos, uma vez que limita a 10% a venda de produtos através do sistema de atendimento automatizado em supermercados e similares. “Cada caixa de autoatendimento tira o emprego de pelo menos duas pessoas, levando em conta a carga horária de cada trabalhador. Digo isso como empresário, como empregador”, afirma Cícero João.
Observando que “o índice de desemprego é muito grande e a cada dia cresce mais”, Cícero João é taxativo ao defender seu projeto de lei: “Se deixarmos o comércio implantar o autoatendimento livremente, milhares de pessoas irão ficar desempregadas, como ocorreu em Alagoas”, afirma, lembrando que também é autor do Projeto de Lei nº 332/2021, que, na mesma linha, proíbe a instalação de bombas de autosserviço nos postos de combustíveis.
Atividade de optometrista – Cícero João também convidou a população para participar e acompanhar a audiência pública que irá realizar na segunda-feira, 6, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal, para debater a atividade de optometrista, já reconhecida em mais de 100 países e, recentemente, também reconhecida no Brasil, por decisão do Supremo Tribunal Federal. O vereador é autor do Projeto de Lei nº 255/2021, que trata da inclusão da atividade de Óptico Optometrista no rol de atividades de prestação de serviços em Sorocaba. “O Supremo já reconheceu a profissão dos optometristas, que não é mais ilegal, como era considerada antes, então vamos debater a questão com especialistas”, enfatiza.
Autor do Projeto de Lei nº 82/2021, que previa o fornecimento de uniforme gratuito para os alunos da rede municipal de ensino, por meio de parceria com a iniciativa privada, o vereador conta que esse projeto será encampado pelo Executivo, que se comprometeu a implementá-lo a partir do próximo ano letivo. “Eu fiz esse projeto para provocar o governo a tomar essa iniciativa e o prefeito Rodrigo Manga encampou a proposta”, afirma o vereador. Por fim, Cícero João fez um balanço positivo de seu primeiro ano de mandato e também da atuação dos demais vereadores.