17/12/2021 10h35
Facebook

Lei nº 12.471, de Cristiano Passos (Republicanos), busca conscientizar a população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas

Como mais uma forma de combater a violência contra idosos, o calendário oficial do Município de Sorocaba passa a contar com a campanha “Junho Violeta”. De autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), a Lei nº 12.471, publicada no Jornal do Município desta quinta-feira, 16, tem como objetivo desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

A campanha, a ser realizada durante o mês de junho e que terá como símbolo um laço de cor violeta, tem como diretrizes: promover debates sobre o tema; realizar ações de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa; desenvolver ações integradas, envolvendo a população e instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre as temáticas relacionadas à pessoa idosa.

Também pretende estimular, do ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos sobre os direitos da pessoa idosa; incentivar doações e apoio as organizações da sociedade civil que cuidam de idosos; e estimular eventos e iluminação na cor violeta nos prédios públicos no mês de junho.

A data escolhida faz alusão ao dia 15 de junho, que marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela ONU em 2006. A nova lei, de Cristiano Passos, se alicerça nos termos do art. 2º da Lei Municipal nº 10.038, de 18 de abril de 2012, de autoria do então vereador Irineu Toledo, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra os Idosos no município.