04/01/2022 07h21
atualizado em: 04/01/2022 07h24
Facebook

A vereadora criticou a ausência de representantes da Prefeitura diante da crise hídrica que a região enfrenta

Representando a Comissão de Recursos Hídricos do Parlamento Regional Metropolitano, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou, na segunda-feira (03), da primeira reunião de 2022 do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT). O encontro on-line tratou da baixa captação de água da Represa de Itupararanga por conta de sua seca.

Em sua participação, a vereadora lembrou da importância da proteção da represa que abastece oito cidades, entre elas, Sorocaba, que tem seu abastecimento fornecido pela represa em 85%. “Tendo em vista a nossa alta dependência de Itupararanga, lembro mais uma vez da extrema importância da participação do poder público municipal na pessoa do prefeito Rodrigo Manga e do diretor do SAAE, Ronald Pereira, que, infelizmente, deram as costas novamente ao caso, não participando dessa reunião”, disse a vereadora já no início da sua fala, lembrando que a Prefeitura vem ignorando os avisos do Comitê desde o primeiro semestre de 2021, mas buscando a opinião da Votorantim Energia, empresa gestora e maior usuária da represa.

Agora, nos períodos de chuvas mais intensas, parte da população trata o problema como solucionado, mas a vereadora lembra que não é bem assim. “O nível da represa permanece muito baixo e o nível pluviométrico (as chuvas) também não está suprindo a necessidade, por isso, mais uma vez contamos com toda ajuda para que haja economia, assim o racionamento não seja extremamente severo”, lembrou a legisladora.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)