De autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), a Lei 12.480 declara de utilidade pública a Associação Peregrinos do Cuidar
Cristiano Passos, autor da leiFica declarada de utilidade pública, em conformidade com a legislação vigente, a “Associação de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos Peregrinos do Cuidar”, que atende pacientes oncológicos. É o que estabelece a lei 12.480, de 4 de janeiro de 2022, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), publicada no Jornal do Município.
A Associação de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos Peregrinos do Cuidar foi fundada em 4 de maio de 2020, com sede na Rua João dos Santos, nº 185, Jardim Santa Rosália. Seu idealizador, junto com outros profissionais de saúde, é o médico Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado, formado Faculdade de Medicina de Sorocaba desde 1998, com especialização em Clínica Médica e Oncologia Clínica pela PUC-SP.
Paulo Eduardo Bispo, durante homenagem à entidade na CâmaraOs profissionais de saúde que atuam na entidade trabalham em conjunto com famílias que tiveram pacientes acometidos por câncer, com a intenção de promover assistência multiprofissional a pacientes oncológicos em condição de vulnerabilidade social, além de oferecer apoio e treinamento aos familiares e cuidadores.
O “Projeto Peregrinos do Cuidar” oferece atendimento a pacientes portadores de neoplasia maligna em fase avançada, bem como aos seus familiares, e conta com uma sede devidamente estruturada para acolher dez pacientes e um familiar por paciente. O familiar acompanha o período de internação, simulando um ambiente domiciliar, visando aliviar os sintomas da doença e o sofrimento em todas as esferas existenciais do ser humano (física, social, familiar, emocional e espiritual).
O atendimento aos pacientes e familiares é realizado por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, assistente espiritual, entre outros, todos devidamente treinados para oferecer um atendimento integrado, humanizado respeitando sempre a individualidade e dignidade das pessoas envolvidas.