O vereador discorreu sobre as perspectivas do novo ano legislativo e falou sobre seu trabalho parlamentar
Reeleito presidente da Comissão de Justiça e 1º vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Luis Santos (Republicanos) concedeu entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 3, quando falou dos trabalhos da comissão, das perspectivas do ano legislativo e das ações de seu mandato. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também fez um balanço das atividades da Comissão de Justiça no ano passado e defendeu os valores judaico-cristãos.
Segundo levantamento do parlamentar, a Comissão de Justiça analisou 506 projetos de lei no ano passado, bem como 84 projetos de decreto legislativo, 46 projetos de resolução e 22 projetos de emenda à Lei Orgânica. “Do montante de projetos de lei apresentados, 200 foram aprovados, assim como 58 projetos de decreto legislativo, 15 projetos de resolução e oito emendas à Lei Orgânica, também aprovadas”, contabiliza Luis Santos. “Os projetos que têm algum entrave de inconstitucionalidade, nós já encaminhamos ao Executivo para agilizar o processo”, explica, observando que, antes, havia casos de projetos que tramitavam durante meses ou até anos. Segundo ele, cada reunião da comissão, analisa entre 30 e 45 proposituras.
Defesa do turismo – O vereador também integra a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Turismo, setor da economia que é uma das bandeiras de todos os seus mandatos parlamentares. “Sorocaba é a capital do tropeirismo, por meio de um projeto de lei de minha autoria, e estamos sempre cobrando da administração pública a viabilização do turismo”, afirma Luis Santos, que, por meio de requerimento, solicitou ao Executivo a realização de estudos visando à transformação do complexo rodoviário no centro numa estação multimodal, com a implantação de um complexo turístico, com galpões temáticos sobre a história da ferrovia e da indústria têxtil.
O vereador também lamenta que Sorocaba não disponha de um centro de convenções. “O prefeito Rodrigo Manga tem uma visão diferenciada e esperamos que viabilize essas questões, como está fazendo, agora, com a Feira de Aviação, que está prevista para este ano”, observa, acrescentando que apresentou requerimento defendendo a realização da feira.
Entidades filantrópicas – Outra bandeira do vereador, consubstanciada em projeto de lei aprovado na Casa, é o pagamento do décimo terceiro para as entidades filantrópicas conveniadas com a Prefeitura Municipal. O projeto foi vetado pelo Executivo, devido a vício de iniciativa. “Mas conversei com o prefeito e acredito que, neste ano, ele já encaminhe um projeto de lei fazendo essa correção para que as entidades recebam a décima terceira parcela e se corrija essa injustiça histórica, que já devia ter sido corrigida há anos”, adianta Luis Santos. O vereador argumenta que as entidades têm grandes despesas no final do ano, devido à necessidade de pagar o décimo terceiro de seus funcionários e, em janeiro, tem queda nas doações, daí a necessidade de receberam a décima terceira parcela.
Luis Santos também discorreu sobre sua luta pela implantação de um novo restaurante Bom Prato, que, segundo ele, é antiga. O parlamentar criticou o governo estadual, que, no seu entender, é negligente com Sorocaba e não atende as demandas da cidade ou demora muito a atendê-las: “E quando atende, deixa a desejar, como no caso da AME, que foi instalada num local sem estacionamento”, observa. No caso da nova unidade do Restaurante Bom Prato, o vereador explicou que sua ideia é que a unidade, na Zona Norte, também fosse um centro de qualificação profissional, oferecendo cursos para as famílias carentes.
Defesa da família – Por fim, Luis Santos discorreu sobre a defesa da família, que marcou todos os seus mandatos parlamentares. “O nosso país tem sofrido muito com a entrada de ideologias absurdas, que têm como objetivo desconstruir as famílias e os valores judaico-cristãos. Querem até acabar com o Dia das Mães e o Dia dos Pais, mas uma lei de minha autoria garante essas datas em Sorocaba”, conta, acrescentando que, juntamente com os demais vereadores conservadores da Casa, irá sempre lutar contra essas ideologias. “Essas ideologias exploram a vitimização das pessoas e só querem criar anarquia e confusão, dividindo a sociedade, quando precisamos de harmonia e ordem, que levem ao progresso, trabalhando pelo bem de todos, sem divisões”, enfatizou.
A entrevista de Luis Santos, transmitida pela Rádio Câmara e demais veículos do Legislativo, está disponível na íntegra nos canais da Casa nas redes sociais.