08/02/2022 10h14
Facebook

O vereador também falou das ações em prol dos artistas e das lutas por melhorias no transporte público, entre outras medidas de seu mandato

A luta para que o atendimento de hemodiálise seja feito na cidade, a criação de uma comissão permanente na Câmara de Sorocaba para atender exclusivamente a causa animal e as ações voltadas para os artistas durante a pandemia foram alguns dos temas abordados pelo vereador Fausto Peres (Podemos), 2º vice-presidente da Câmara de Sorocaba, em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 8, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato.

Autor do projeto de Resolução nº 15/2021, que cria a Comissão do Bem-Estar e Proteção Animal, tema atualmente integrado à Comissão de Meio Ambiente, o vereador falou sobre a importância de se criar no Legislativo uma comissão permanente específica para tratar da causa animal: “A causa do meio ambiente já é muito extensa, então estou propondo uma comissão específica para discutir a causa animal, pois há muitas demandas relativas aos animais” – justifica.

Também autor da lei que criou a Patrulha Animal, o vereador está cobrando da Prefeitura a efetividade dessa patrulha, cuja viatura, conforme constatou, está em conserto desde dezembro. “Infelizmente, as denúncias de maus-tratos contra os animais são muitas, estamos sendo muito cobrados e é preciso que a Patrulha Animal funcione efetivamente”, afirma. Em relação ao resgate de animais atropelados, o vereador disse que o serviço funciona melhor, mas seu horário de atendimento precisa ser estendido, além do horário comercial, como é atualmente.

Cultura e transportes – Reeleito presidente da Comissão de Cultura e Esportes, o vereador também falou sobre as dificuldades que os artistas enfrentaram durante a pandemia e a luta que desenvolveu para ampliar o atendimento da Lei Aldir Blanc. “Atuei bastante para garantir os recursos dessa lei para os artistas sorocabanos. A pandemia afetou profundamente o meio artístico e precisamos criar mecanismos para ajudar os artistas. Algumas medidas surtiram efeito. Agora, o secretário de Cultura está trabalhando para ampliar a Linc e estamos discutindo esse assunto com os artistas”, observa.

O vereador também ingressou no Ministério Público para garantir o atendimento de hemodiálise em Sorocaba, sem que os pacientes precisem ser encaminhados para atendimento em outras cidades, tendo que viajar durante horas. “Em setembro, Sorocaba recebeu, por parte do Estado, o Centro de Tratamento de Hemodiálise e Transplante Renal, mas constatei que muitos pacientes de Sorocaba não estavam sendo atendidos na cidade. Então, entrei com representação no Ministério Público, que acolheu nossa denúncia e, agora, em janeiro os pacientes de Sorocaba passaram a ser atendidos aqui, com exceção de um que quis continuar sendo atendido em Itu”, conta.

Presidente da comissão especial que trata das feiras livres e do comércio ambulante, o vereador também falou de sua luta para a valorização e regularização dessas categorias. “No ano passado, essa comissão, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conseguiu fazer um grande trabalho para atender os feirantes e ambulantes, abrindo novos espaços nas feiras e autorizando os ambulantes a trabalhar em pontos específicos”, afirma. O vereador também defendeu a realização de feiras noturnas e conta que já entrou em funcionamento a primeira feira noturna no Guaíba e há estudos para se fazer feiras noturnas em outros bairros.

Membro da Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Fausto Peres falou, ainda, sobre as demandas na área, como a passagem de ônibus a um real aos domingos, que, segundo ele, está em estudos pela Prefeitura e deverá ser retomada. “Nos finais de semana, os ônibus andam vazios, enquanto uma família de quatro ou cinco pessoas muitas vezes não consegue sair de casa porque vai gastar 50 reais de ida e volta. Com a passagem a 1 real, essa família vai poder passear nos finais de semana”, observa, também defendendo o aumento dos ônibus nas linhas no período da manhã. 

Na entrevista, que pode ser vista na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal, Fausto Peres disse ainda, quanto à área de transportes, que a ponte ligando o Jardim Santa Lúcia e o Parque das Laranjeiras, uma antiga reivindicação dos moradores da região, também deve ser iniciada ainda no segundo semestre, assim como a duplicação da Avenida General Motors, que também está prevista para o segundo semestre.