Construção de novas escolas, medicação de alto custo e iluminação de LED na Avenida Paraná foram alguns dos temas abordados pelo vereador
A proposta de melhorar a distribuição de medicamentos de alto custo, facultando aos pacientes poder retirá-los em Unidades Básicas de Saúde, além da construção de novas escolas e da implantação de iluminação de LED na Avenida Paraná, foram alguns dos temas abordados pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 10, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também discorreu sobre a crise hídrica e sobre ações de se mandato.
“Na Zona Industrial temos duas grandes avenidas: no Cajuru, a Avenida Paraná, e no Éden, a Avenida Independência, ambas com cerca de 6 quilômetros, que são trechos da SP-79, que é uma rodovia estadual. Quando o Estado duplicou a Avenida Paraná, isso foi feito à prestação e a ciclovia ficou incompleta. Agora, com uma emenda de R$ 1 milhão da deputada Maria Lúcia Amary, conseguimos iluminar a Avenida Paraná. Devido a questões orçamentárias, esse dinheiro não foi gasto completamente e conseguimos iluminar cinco quilômetros da avenida, ficou um quilômetro a passarela por iluminar”, explica João Donizeti.
O vereador considera que a obra representa uma grande conquista e adianta que, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), será implantada a iluminação de LED nos seis quilômetros da Avenida Independência, desde a ponte do Pirajibu até a ponte da Castelinho, e também serão iluminadas com LED oito travessas de rua de bairros da região do Éden. “Creio que até o final do primeiro semestre, possamos atingir esse objetivo”, afirma João Donizeti, agradecendo a deputada Maria Lúcia Amary pela emenda e o prefeito Rodrigo Manga por ter abraçado a causa de trazer os trechos de rodovia para a gestão do município.
Construção de escolas – João Donizeti também comemorou o recente anúncio, por parte do prefeito Rodrigo Manga, da construção de quatro novas unidades escolares na região do Éden, sendo duas escolas de Ensino Fundamental e duas novas creches. “Mas, devido à grande demanda motivada pelo crescimento demográfico, talvez tenhamos que estudar a construção de uma terceira creche na região do Éden”, afirma o vereador, que também conseguiu que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, utilize a sede da Comunidade Kolping, do Éden, para abrigar temporariamente alunos do ensino fundamental até que se conclua a adaptação de um prédio adquirido pela Prefeitura, bem como a construção de uma nova escola.
João Donizeti é autor de um projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização de medicamentos de alto custo em Unidades Básicas de Saúde, para que os pacientes tenham mais facilidade para receber esses medicamentos. Como se trata de matéria da competência exclusiva do Executivo, o vereador conta que seu objetivo foi provocar o debate sobre a questão. “A medicação de alto custo é fornecida pelo Estado no Conjunto Hospitalar, não só para Sorocaba, mas para toda a região, o que gera muitos problemas”, afirma João Donizeti, observando que o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, está empenhado em buscar uma solução para o problema, através do diálogo com o Estado.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Donizeti também falou sobre a crise hídrica, observando que, com as chuvas e o racionamento de água, o nível da represa de Itupararanga subiu bastante, chegando a 42%. “Toda essa crise hídrica é um sinal de que os municípios precisam fazer uma campanha permanente e ostensiva sobre consumo racional da água, talvez até pensando na continuidade de um rodízio mais leve”, afirma o vereador, enfatizando que a crise hídrica exige ações de curto, médio e longo prazo, desde a implantação de sistemas de captação de água da chuva nos edifícios até a preservação das matas ciliares, repensando o replantio de eucaliptos na região da represa, entre outras medidas.