11/02/2022 13h40
Facebook

O vereador tratou de questões de saúde, transporte, turismo e melhorias nos bairros, entre outros assuntos

Mutirão de saúde, crise hídrica, turismo, uniforme para os alunos da rede municipal de ensino, modal de transporte para o futuro da cidade de Sorocaba e a importância da vacinação para o combate à Covid-19 foram alguns dos temas abordados pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos), em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara, no final da manhã desta sexta-feira, 11. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato legislativo, como a realização de serviços em bairros da cidade, especialmente na região de Brigadeiro Tobias.

Fábio Simoa explicou o Projeto de Lei nº 16/2022, de sua autoria, que cria o endereço social para pessoas em situação de rua, residentes em Zonas Especiais de Interesse Social já declaradas e migrantes ou imigrantes para que possam dispor de um local onde possam receber correspondência, como notificações, cartas, contas, entre outras. O parlamentar conta que se inspirou em projeto semelhante que tramita na Câmara de São Paulo e enfatiza que a medida proposta tem como objetivo facultar meios de socialização de pessoas em situação de grande vulnerabilidade social.


Questões da saúde
– Outra proposta apresentada pelo vereador, sobre a qual também falou no programa, é o Projeto de Lei nº 438/2021, que prevê a criação do “Vale-Saúde”, que trata da disponibilização de medicamentos pelas farmácias, mediante ressarcimento, visando a assegurar à população o acesso a medicamentos e produtos básicos e essenciais à saúde. O projeto também prevê a disponibilização de fraldas para todas as idades, produtos, insumos e medicamentos para suplementação alimentar enteral e parenteral. Eleito presidente da Comissão de Saúde, o vereador disse que, no próximo dia 22, deverá ser realizada audiência pública para discutir a questão do fornecimento de medicamentos de alto custo no município, objeto de um projeto de lei do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), conforme lembrou.

O vereador também falou sobre a pandemia de coronavírus e enfatizou a importância da vacinação, conclamando a população a se vacinar. Também falou sobre o Mutirão da Saúde, lançado pela Prefeitura de Sorocaba recentemente, que tem como objetivo atender a demanda de cerca de 10 mil consultas represadas. “Pode ser que esse número seja menor, pois há pessoas que acabam conseguindo atendimento devido a urgência”, observa Simoa, realçando a necessidade do mutirão e observando que já estão sendo levantadas as demandas por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Em relação à crise hídrica, Simoa observou que o consumo de água em Sorocaba está acima da média nacional e enfatizou a necessidade de se fazer o uso racional da água. O vereador lembrou ainda que, devido ao racionamento de água, a caixa d’água se tornou um item ainda mais essencial, em que pese algumas famílias mais vulneráveis não disporem desse equipamento. “O Saae tem o Programa ‘Caixa Social’, ao qual as famílias que não têm condições de comprar uma caixa d’água podem recorrer”, explica.

Educação e transporte – Outros temas abordados na entrevista foram transporte e educação. Fábio Simoa falou de seu projeto de lei que prevê a redução da distância mínima para oferecimento do transporte escolar e elogiou o fornecimento de uniformes gratuitos por parte da Prefeitura, que, no seu entender, significa “humanização”, oferecendo condições para a criança estudar. Já sobre o projeto de construção de uma nova rodoviária, Simoa falou do requerimento que encaminhou ao Executivo, solicitando que sejam realizados estudos visando à possível implantação de uma estação intermodal ou multimodal no terreno que era da antiga Campari. No entender do vereador, esse local poderia ser adequado para a construção da nova rodoviária.

O vereador respondeu a perguntas e questionamentos de munícipes e observou que muitas demandas que é chamado a atender estão localizadas nas fronteiras de Sorocaba, uma vez que a região de Brigadeiro Tobias faz divisa com outros municípios. Em razão disso, Simoa apresentou projeto de lei autorizando a Prefeitura Municipal a fazer consórcio com outros municípios da região, para resolver problemas comuns entre eles, uma vez que a divisa de Sorocaba com outras cidades, às vezes é uma rua, como no caso de Votorantim. O vereador também falou das obras na região de Brigadeiro Tobias que serão feitas com recurso da operação de crédito externo.

Por fim, na entrevista que está disponível integralmente nas redes sociais da Casa, o vereador falou sobre projetos de incentivo ao turismo na região de Brigadeiro Tobias, como o “Caminho da Marquesa” e as trilhas para bicicletas e motos. Também explicou a importância da Lei 12.487, de sua autoria, que cria a “Campanha de Conscientização sobre a Manobra de Heimlich”, constituída de dia e semana alusivos ao tema, a serem realizados na segunda semana de maio. A referida lei foi promulgada e publicada com um veto parcial do Executivo, mas, como esse veto foi derrubado em plenário na sessão de quinta-feira, 10, o parágrafo único do artigo 3º da lei passa a vigorar (prevendo homenagens a profissionais e cidadãos que utilizaram a referida manobra de salvamento) e também o artigo 5º (prevendo a regulamentação da lei no prazo de 60 dias).