O parlamentar foi entrevistado na manhã desta segunda-feira, 14, no programa da TV Câmara Sorocaba
Trabalho ambulante, proteção animal, “Gabinete Itinerante”, saúde e hemodiálise em Sorocaba foram alguns dos temas abordados pelo vereador Fausto Peres (Podemos), em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 14, conduzido por Carlos Garbo.
Presidente da Comissão Especial sobre o Trabalho Ambulante, de Feirantes e Artesãos, o vereador iniciou a entrevista falando sobre as conquistas para a categoria e a geração de empregos no setor. “A gente sabe da importância desse serviço para a comunidade, dessas pessoas estarem legalizadas, sem sofrer pressão e apreensão de mercadorias e de serem instruídas com o apoio do poder público”, afirmou.
O autor comentou ainda o atual cenário da pandemia e sobre a obrigatoriedade do passaporte sanitário, defendendo a autonomia do setor privado. “Quanto menos nós parlamentares entrarmos nos estabelecimentos particulares, menos vamos atrapalhar a vida deles”, ressaltou. Já no setor público disse que é preciso zelar pela saúde dos servidores.
Como membro da Comissão de Meio Ambiente, Peres discorreu sobre a crise hídrica e a recuperação da Represa de Itupararanga. “Por mais que a represa elevou seu nível, ainda está baixo, está em 40%, é menos da metade. É um nível crítico e compete a nós não desperdiçarmos esse bem tão essencial à vida que é a água”, disse, defendendo ainda a preservação das nascentes no Município.
Defesa dos Animais – Fausto Peres falou sobre outras ações de seu mandato legislativo, incluindo as propostas de sua autoria de defesa e proteção dos animais, incluindo o “Patrulha Animal”. “Você faz uma denúncia pelo canal 153 da Guarda Municipal e esse GCM vai até a casa da pessoa e se houver maus tratos ele recebe uma cartilha. Não há muita. O foco é orientar o tutor para que cuide melhor do seu animal”, explicou, lembrando, porém, que a medida não exclui as demais penalidades previstas em lei.
Peres também convidou a população para participar do evento “Cão Corrida”, que será realizado na manhã do dia 12 de março, a partir das 7h, no Porto das Águas, com a participação de entidades protetoras dos animais e da Uniso e a realização de diversas atividades para os Pets.
O parlamentar também discorreu sobre o “Gabinete Itinerante”, projeto que busca levar seu mandato ao encontro da população, ouvindo demandas dos munícipes. A próxima edição será nesta terça-feira, a partir das 17h, na feira noturna do bairro Guaíba. “O vereador é a voz da população e a gente fica aqui cobrando para que ela seja atendida em sua demanda”, frisou.
Outro ponto levantado durante a entrevista foi a mobilização do parlamentar para que pacientes de Sorocaba que necessitam de hemodiálise possam realizar o procedimento na cidade. “Desde de janeiro, 122 pacientes já estão fazendo hemodiálise aqui em Sorocaba”, comemorou.
O vereador também falou sobre seu trabalho como voluntário no Clube São Bento e a instituição do Dia do Torcedor São Bentista, assim como a articulação para o retorno da passagem de ônibus a R$ 1 aos domingos. O entrevistado ainda respondeu a questionamentos de munícipes, que acompanhavam o programa pelo Facebook da Câmara. Transmitido ao vivo pela TV Câmara, a entrevista completa com o vereador Fausto Peres (Podemos) ficará disponível no portal do Legislativo e redes sociais da Casa.