Por iniciativa do vereador Vinícius Aith (PRTB), o cirurgião plástico Décio Luis Portella recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
O médico Décio Luis Portella, coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Lucinda da Faculdade de Medicina da PUC-SP, recebeu o título de Cidadão Sorocabano em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 17. A iniciativa da homenagem foi do vereador Vinícius Aith (PRTB), que presidiu a mesa de honra, acompanhado pelo homenageado e pelas seguintes autoridades: Hamilton Gonella, chefe do Departamento de Cirurgia Plástica da PUC São Paulo; Godofredo Borges, diretor da Faculdade de Medicina de Sorocaba; e Giovani Morassi Melro, amigo do homenageado. Também estiveram presentes diversos médicos e amigos do homenageado, e o evento contou com apresentações musicais da Orquestra Filarmônica Jazz, do Sesi/Senai Sorocaba, sob a regência do maestro Vitor Canassa.
O vereador Vinícius Aith, autor da homenagem, destacou que o médico Décio Portella, “apesar de não ter nascido em Sorocaba, aplica seus conhecimentos na medicina e dedica seus esforços diários à cidade há mais de duas décadas, sendo amplamente elogiado por sua dedicação e carisma com os munícipes, exercendo sua função com muito esmero e galhardia”. O vereador observou, ainda, que o homenageado costuma operar ouvindo música de qualidade. Diversos médicos, inclusive professores do homenageado, enalteceram sua trajetória profissional e destacaram seu caráter humanista.
Dados biográficos – Paulista da cidade de São Paulo, onde nasceu em 5 de janeiro de 1978, Décio Luis Portella, de descendência portuguesa, começou a trabalhar aos 14 anos na padaria do avô, quando frequentava o ensino médio. Em 1998, passou no vestibular da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, Campus de Sorocaba, ingressando no curso de Medicina. É especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Plástica, com Mestrado e Doutorado (em curso) na Universidade de Sorocaba. É professor assistente do Departamento de Cirurgia, admitido em concurso público em 2011.
É membro titular de diversas instituições médicas nacionais e internacionais: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética e Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Atualmente é coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Lucinda da Faculdade de Medicina da PUC-SP, onde realiza Cirurgias Estéticas e Reparadoras. Também atua em consultório particular desde 2010.
Atualmente Décio Portella é coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Lucinda. Plantonista de Cirurgia Plástica no Hospital Unimed Sorocaba, também atua desde 2011 como cirurgião plástico no Ambulatório de Câncer Cutâneo da Policlínica de Sorocaba. Possui experiência como Cirurgião Geral e Trauma, com certificação internacional, podendo atuar em meio a conflitos e guerras. Também atuou no Hospital Regional de Sorocaba e no Samu. Ao longo de sua trajetória no serviço público de saúde já realizou mais de 15 mil atendimentos. Recentemente, passou 20 dias em Omã, na Arabia, realizando cirurgias.