21/02/2022 09h43
atualizado em: 21/02/2022 09h43
Facebook

Observando que a falta de energia elétrica é só um dos muitos problemas na CEI 105, o vereador reivindica soluções urgentes

Uma creche com aulas suspensas por causa da queima do transformador. A falta de energia elétrica trouxe à tona muitos outros problemas no Centro de Educação Infantil (CEI) 105, que atende crianças de 0 a 3 anos, em período integral, no Jardim Nova Ipanema, na Zona Norte. São mais de 100 famílias sem saber o que fazer, para continuar trabalhando, porque desde a quinta-feira (17) não têm onde deixar os seus filhos. Na tarde desta sexta-feira (18), o vereador Fernando Dini foi conversar com algumas das mães de crianças que frequentavam a creche. O vereador cobra a Secretaria da Educação por uma solução imediata. “Há mães sem ter com quem deixar os filhos, não podem trabalhar e a Prefeitura não fornece qualquer previsão do retorno das atividades. Um grande descaso com as crianças que têm direito à creche e às famílias”, ressalta Fernando Dini.

As mães denunciam goteiras e umidade no prédio da creche, buracos próximos do parque infantil que podem provocar acidentes, nenhuma barreira física a locais com eletricidade, além azulejos se soltando, desníveis no concreto e de trincas que separam o piso da parede na área onde os bebês tomam sol, o solário. “As mães não têm ideia de quando a situação da energia elétrica será resolvida e por isso correm o risco de perderem os seus empregos. Além da energia elétrica há outras manutenções que precisam ser feitas urgentemente”, explica o vereador Fernando Dini.

A presidente do MDB Mulher de Sorocaba, Daniela Barreto, enfatiza que a situação gera impacto direto na saúde emocional da mulher. “É prioridade do Poder Público compreender essa conexão, as mães e as famílias precisam da segurança da creche funcionando. “A mulher exerce o seu papel de protagonismo no mercado de trabalho e para isso precisa ter a tranquilidade de que os filhos são bem atendidos pelo sistema educacional”, afirma Daniela Barreto. Acrescenta que, além da evolução da criança, as creches e escolas são necessárias para a boa saúde mental da mãe, com reflexos positivos nas famílias e em toda a sociedade.

O transformador de energia elétrica fica dentro da escola e a responsabilidade de substituição é da Prefeitura. Ele queimou na quarta-feira, último dia em que houve aula normalmente. Sem energia elétrica não é possível manter refrigerados e preparar os alimentos das crianças, além dos prejuízos nos serviços administrativos. Mães dizem que as professoras mandam atividades para elas realizarem com as crianças desde então, e ficam impedidas de trabalhar, de seguir com as suas rotinas. Relatam que a CEI 105 já sofreu muito vandalismo e furto de fios e dizem que a queima do transformador pode ter sido em decorrência de gambiarras na ligação elétrica.

(Assessor do vereador Fernando Dini/MDB)