22/02/2022 07h33
Facebook

O vereador observa que faltam serviços dos Correios na Nogueira Padilha, que também perdeu o PAT, e da CPFL nas unidades, além de outras deficiências

A redução de serviços disponíveis nas Casas do Cidadão arranca oportunidades dos sorocabanos. Atendimentos até então prestados simplesmente não existem mais. Na unidade Nogueira Padilha, na Zona Leste, tornou-se ausente o importante serviço para desempregados se recolocarem no mercado de trabalho, o PAT. A CPFL também retirou o atendimento presencial das Casas do Cidadão há dois anos e trocou por totens eletrônicos com poucos recursos, que inclusive estão desligados há cerca de 15 dias, aguardando substituição. Todas as unidades deixaram de fazer as inscrições para moradias populares. O vereador Fernando Dini (MDB) constatou tais situações em visitas nas Casas do Cidadão Itavuvu, na Zona Norte, e na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, na Zona Leste, na manhã de segunda-feira (21). “É inadmissível regredir no atendimento descentralizado para os bairros justamente no atual período de desemprego e combustível caro. Muitos sequer podem pagar a tarifa de ônibus e até o Integrabike que poderia ajudar nos deslocamentos não existe mais”, avalia Fernando Dini.

De imediato, o vereador Fernando Dini questiona e cobra soluções à Prefeitura quanto à falta dos serviços do PAT, dos Correios e da CPFL na Casa do Cidadão Nogueira Padilha. Também solicita aos Correios a ampliação dos atendimentos para o período da tarde no Casa do Cidadão Itavuvu e instalação do mesmo serviço na Nogueira Padilha. À CPFL, tanto pede a retomada do atendimento presencial quanto a reativação dos totens. O vereador Fernando Dini foi verificar o trabalho nas Casas do Cidadão após receber reclamações em seus escritórios políticos na Zona Norte e na Zona Leste.

Insegurança – A escuridão, a presença de pessoas consumindo entorpecentes e outras em situação de rua que inclusive praticam relações explícitas nas imediações da Casa do Cidadão Nogueira Padilha são outros problemas reclamados por moradores do entorno. O vereador Fernando Dini constatou que cabos de energia elétrica e até do para-raios foram furtados. Caixas de luz no solo estão abertas oferecendo riscos de acidentes para pedestres que se deslocam até o local. O vereador reivindica soluções para todos esses problemas e já conquistou da PM e GCM o reforço do patrulhamento.

Aspectos positivos – Na Casa do Cidadão Nogueira Padilha são atendidas em média 500 pessoas ao dia, enquanto na Zona Leste, são cerca de 120 pessoas, com os demais serviços do município que continuam sendo prestados. As dependências das duas Casas do Cidadão estavam organizadas e muito limpas, com destaque para a higienização dos banheiros.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)