A vereadora conta que atendeu munícipes que relataram retirar do orçamento familiar para a compra do insumo mesmo após vários pedidos à Prefeitura
Mil e quatrocentos. Esse é o número de pessoas que aguardam na fila pelo atendimento de fraldas geriátricas em Sorocaba. O número foi levantado a partir da resposta de um requerimento feito pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) no início deste ano à Prefeitura de Sorocaba. A intenção é fiscalizar o atendimento após receber denúncias de munícipes que já não têm condições financeiras de manter o custo da compra do insumo ao mesmo tempo em que aguardam o atendimento há anos.
“A situação beira o desespero em algumas famílias” – a manifestação da vereadora Fernanda Garcia resume a história de pessoas que vieram até o mandato fazendo um apelo. “A condição financeira da maioria dos brasileiros foi extremamente prejudicada durante a pandemia, por isso é mais do que dever do sistema de gestão de saúde suprir tudo que for necessário e é essa a falha da Prefeitura de Sorocaba”, falou a vereadora.
Infelizmente, de acordo com a parlamentar, a falha é agravada caso se leve em consideração o tempo na resposta enviada pela gestão municipal, uma vez que está descrito que a Secretaria de Saúde está trabalhando para atender, em março, os inscritos que aguardam desde 2017, e até abril àqueles que ingressaram na fila de espera nos anos de 2020 e 2021.
Por conta da dificuldade em conseguir um direito garantido e pela vulnerabilidade socioeconômica, a Secretaria de Saúde informou que 33 sorocabanos precisaram recorrer à Justiça para garantir seus insumos. “Inadmissível pensar que existem pessoas que precisam buscar auxílio judicial para conseguir algo que é de direito e mais triste ainda lembrar que, mesmo com aqueles atendidos por determinação judicial, ainda existem três vezes mais cidadãos que necessitam urgentemente de fraldas geriátricas”, comentou Fernanda.
Com a resposta do Executivo relatando quais são as licitações abertas para atendimento dos pacientes que necessitam de fraldas, a vereadora garante que acompanhará de perto o andamento do processo até a entrega de todos os pedidos e continuará cobrando a fim de que mais atrasos como esse não aconteçam novamente.
(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)