O vereador também ressaltou o trabalho das comissões técnicas da casa, destacando o trabalho de relatoria
A prevenção da violência doméstica em condomínios residenciais, inclusive a violência contra os idosos, e a obrigatoriedade de se instalar reprodução sonora de preços nos terminais de leitura por código de barras, ambas propostas do vereador Cristiano Passos (Republicanos), foram temas que o parlamentar abordou em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 22, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Lincoln Salazar e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato.
Cristiano Passos explicou que seu projeto de lei, ao determinar a instalação de dispositivos de áudio nos leitores de preços por código de barra dos estabelecimentos, especialmente dos supermercados, tem como objetivo promover a inclusão dos deficientes visuais. A matéria, que consta do Projeto de Lei nº 477/2021, de autoria do vereador, aguarda parecer da Divisão de Assuntos Jurídicos da Casa.
Outra proposta do vereador abordada por ele na entrevista foi o Projeto de Lei nº 336/2021, já aprovado na Câmara Municipal, que prevê a realização de campanha de conscientização dirigida aos condomínios residenciais sediados no Município de Sorocaba com o objetivo de coibir a violência doméstica, especialmente a violência contra os idosos. Cristiano Passos lembrou que a proteção dos idosos é uma das principais bandeiras de seu mandato, já tendo apresentado quatro projetos de lei nesse sentido, sem contar requerimentos, indicações e outras ações legislativas que também têm como foco os idosos.
Casas do Cidadão – Cristiano Passos conta que solicitou ao Executivo, por meio de requerimento, a realização de estudos visando possibilitar a afixação de cartazes nos ônibus do transporte coletivo urbano com informações sobre a localização das Casas do Cidadão e os serviços prestados por elas. “Muitas pessoas não têm acesso fácil à Internet, especialmente os idosos que não têm acesso à tecnologia. Então, um cartaz informativo no transporte público é muito importante para divulgar os serviços das Casas do Cidadão”, afirma.
Na entrevista, Cristiano Passos discorreu sobre os trabalhos técnicos das comissões de que participa, como a Comissão de Justiça, Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor e a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. “O trabalho das comissões é incansável. Todo dia tenho que dar parecer, sem contar audiências públicas”, observa o vereador.
Por fim, o vereador contou que irá retomar o gabinete itinerante nos bairros, que, segundo ele, deu resultados muito positivos no ano passado e parabenizou o prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama Sirlange Frate pela realização da campanha que arrecadou 25 toneladas para os desabrigados de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.