A audiência sobre o corredor que envolve as Avenidas Armando Pannunzio e General Carneiro será realizada na noite desta quarta-feira, 23, às 19 horas
A construção do Corredor Oeste do BRT, envolvendo a Avenida Armando Pannunzio e a Avenida General Carneiro, será tema de audiência pública a ser realizada na noite desta quarta-feira, 23, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (PSC) e tem como objetivo discutir diversos problemas levantados por munícipes quanto à construção do referido corredor.
Presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Câmara, Ítalo Moreira enumera diversos problemas levantados por munícipes quanto à viabilidade do Corredor Oeste do BRT, começando pelo fato de que o leito da Avenida General Carneiro, incluindo calçadas, é muito menor do que o das avenidas Itavuvu e Ipanema, além de não existir na região uma população usuária de ônibus com a mesma intensidade demográfica da Zona Norte.
Outros problemas levantados por munícipes, segundo o vereador, são: com as três faixas existentes hoje, entre 8 e 17 horas, já existem grandes congestionamentos nessas vias; nenhum semáforo ou cruzamento será eliminado, não diminuindo o tempo do trajeto dos ônibus; o usuário terá que trocar de ônibus no meio do trajeto quando vier dos bairros, o que dificulta seu cotidiano.
O vereador observa que os dez principais corredores de tráfego de Sorocaba, em que se encontra a Avenida General Carneiro, absorvem, juntos, o afluxo variável de mais de 300 mil passagens de veículos a cada novo dia útil. Nos horários de pico, o volume de veículos em circulação nessa avenida aumenta em 70%. Observa, ainda, que, na Zona Oeste, a Avenida General Carneiro é o principal corredor de trânsito de veículos e pessoas, tendo aproximadamente um fluxo de 30 mil veículos.
Lembrando que a construção do BRT na Avenida Itavuvu causou grandes transtornos e prejuízos para o setor produtivo daquela região, o vereador observa que, até o momento, não foram apresentadas justificativas para a construção do Corredor Oeste do BRT, defendendo, por conseguinte, que a questão seja amplamente debatida com a sociedade, que é o propósito da audiência pública.