Objetivo da proposta é garantir o abastecimento dos imóveis em momentos de crise hídrica.
O vereador Cícero João (PTB) criou um projeto de lei para determinar que os novos condomínios, verticais e horizontais, a serem implantados em Sorocaba tenham poços artesianos. De acordo com a proposta, o objetivo é garantir o abastecimento de água aos imóveis quando houver crise hídrica no município.
“A crise hídrica, como é chamada a falta de água para os abastecimentos das cidades, vem afetando há décadas várias regiões do Brasil. Com as secas extremas, as cidades mais atingidas foram submetidas ao racionamento de água que, além de causar transtornos nas residências, podem diminuir, ou mesmo estagnar, as produções nas indústrias”, justifica o vereador no texto do projeto, explicando que a instalação de poços artesianos se tornou uma forma alternativa de superar o problema. “Pela sua profundidade, as chances de um poço artesiano secar devido às mudanças climáticas se tornam menores”, afirma.
Cícero João explica na proposta que, segundo dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), os poços artesianos são fonte exclusiva de abastecimento de 50% das cidades brasileiras e as instalações de podem dobrar nos próximos anos. Entre as vantagens apresentadas, está a duração de um poço artesiano, que pode chegar a 30 anos se feita a manutenção regularmente.
De acordo com o projeto de lei, a execução de poço artesiano não substituirá a obrigatoriedade de implantação de abastecimento através das redes públicas.