Proposta pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), a audiência contou com vereadores, secretários, moradores e comerciantes da região
A construção do Corredor Oeste do BRT, envolvendo a Avenida Armando Pannunzio e a Avenida General Carneiro, foi tema de audiência pública realizada na noite de quarta-feira, 23, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que presidiu a audiência. O evento também contou com a participação dos vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB) e Vitão do Cachorrão (Republicanos) e da vereadora Iara Bernardi (PT).
Além do vereador Ítalo Moreira, a mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: secretários Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Darwin de Almeida (Serviços Públicos e Obras), Antônio Prieto (Meio Ambiente) e Sérgio Barreto (diretor da Urbes). Também participaram da mesa estendida: o empresário Sérgio Reze; representantes dos Supermercados Tauste, Rogério Montolá e Luiz Ibañez; e a representante do MBL em Sorocaba, Lara Brum.
Presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Câmara, Ítalo Moreira enfatizou que o objetivo da audiência é evitar os problemas que ocorreram na implantação do BRT na Avenida Itavuvu. “Infelizmente, naquele caso não houve um diálogo do poder público com a sociedade e muitos comerciantes faliram ou tiveram de demitir funcionários, prejudicando a geração de empregos e renda”. O vereador apresentou um abaixo-assinado dos moradores da Zona Oeste, com já soma mais de 10 mil assinaturas, solicitando mudanças no projeto do Corredor Oeste do BRT.
Fala dos secretários – O secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, disse que a orientação do prefeito Rodrigo Manga é ouvir a população e, em razão disso, foi feita uma reunião com a comunidade, quando foram coletadas as sugestões dos moradores e comerciantes para serem analisadas tecnicamente. “Depois dessa análise técnica, a Prefeitura, através do prefeito Rodrigo Manga, decidiu que será mantido o corredor do jeito que a comunidade quer, à direita, sem estações nem corredor exclusivo no canteiro central, semelhante ao que ocorre na Avenida São Paulo e na Avenida Antônio Carlos Comitre”, afirmou.
O secretário Carlos Paschoini afirmou que as mudanças já estão sendo analisadas pela Caixa Econômica Federal e serão analisadas pelo Ministério do Desenvolvimento, junto ao qual o prefeito Rodrigo Manga já está fazendo gestões; também garantiu que elas não comprometem o propósito do Sistema BRT, que é oferecer um transporte de qualidade para a população. “O prefeito Rodrigo Manga não pôde estar presente nesta audiência, mas ele nos pediu para dar esse recado para vocês”, afirmou. Os secretários Darwin de Almeida e Antônio Prieto, assim como Sérgio Barreto, da Urbes, também falaram dos estudos que foram feitos. Prieto relembrou sua história familiar na região da Avenida General Carneiro e falou das compensações ambientais do projeto, como o plantio de árvores.
Necessidade de planejamento – A vereadora Iara Bernardi cobrou da Prefeitura de Sorocaba mais discussão com a sociedade sobre os rumos da cidade: “Muitas vezes surgem propostas que não sabemos em que fórum foram discutidas. Há muita dificuldade para se saber qual é o planejamento da cidade e para onde se quer que ela cresça, se há recursos hídricos, por exemplo, para esse crescimento”. Para a vereadora, é fundamental que obras de grande porte – como o BRT, o programa habitacional e a nova rodoviária – sejam discutidas em audiências públicas, envolvendo especialistas e os conselhos municipais. Por fim, a vereadora elogiou a decisão da Prefeitura de ouvir a comunidade sobre a nova etapa do BRT.
O vereador João Donizeti enfatizou que o prefeito Rodrigo Manga tem sido “democrático e sensível em relação à vontade da população”, citando como exemplo a decisão de ouvir a população sobre o Corredor Oeste do BRT. O parlamentar defendeu a necessidade de se ampliar o sistema de transporte público, buscando viabilizar um sistema multimodal, envolvendo as linhas de trem existentes na cidade. “Precisamos recriar o Conselho Municipal de Planejamento Urbano, que possa ouvir a sociedade para discutir questões fundamentais para a cidade”, enfatizou o parlamentar, destacando que Sorocaba deverá ter uma melhora em seu sistema de transporte coletivo.
O vereador Vitão do Cachorrão enfatizou a importância de se ouvir os moradores e comerciantes. “Grandes obras não podem ser feitas de qualquer jeito. Muitos comércios da Avenida General Carneiro faliram por conta da pandemia. Hoje, infelizmente, muitos comércios estão fechados, com placas de aluguel ou venda, mas vamos superar esse momento e, para isso, ouvir a população é fundamental”, afirmou, exibindo uma ligação de áudio do prefeito Rodrigo Manga, em que o chefe do Executivo contou que já tem a autorização da Caixa Econômica Federal para as mudanças no BRT e disse que, no encontro que terá com o presidente Jair Bolsonaro, sobre outros assuntos, também falará sobre essa questão.
Moradores e comerciantes – O empresário Sérgio Reze lembrou que tem 86 anos e que sua família, de origem libanesa, está em Sorocaba há mais de 100 anos, com uma empresa há 75 anos. “Queremos o melhor para Sorocaba e é preciso discutir a cidade. O que não se pode é implementar um Plano Diretor e se descobrir que esse plano permite a derrubada de 90 árvores, num bairro residencial, numa manhã de sábado, para a construção de oito prédios de seis andares”, lamentou, agradecendo a Câmara Municipal, na figura do vereador Ítalo Moreira, pela realização da audiência pública. “Felizmente, fomos ouvidos pela Câmara e pelo prefeito. Meu pedido é que continue assim e que não se tomem novas decisões que impactem a vida da cidade sem que essas decisões sejam discutidas previamente”, enfatizou.
O diretor do Tauste, Rogério Montolar, disse que participou do “sofrimento” dos comerciantes e prestadores de serviço da Avenida Itavuvu, com a construção do BRT: “Foram muitos comerciantes que fecharam as portas e não conseguiram se recuperar, pois recuperar venda não é nada fácil para nenhuma empresa. As empresas maiores sobrevieram, mas as pequenas, não. Nós sobreviemos, mas as vendas caíram, e tivemos pessoas que foram mandadas embora”, lamentou, enfatizando que os próprios moradores da Avenida General Carneiro estão apoiando as mudanças no BRT para que não se repita o que ocorreu na Itavuvu. O empresário José Maurício Andreta Júnior, do Grupo Andreta, também elogiou a realização da audiência e defendeu as mudanças que estão sendo propostas.
Vários outros comerciantes e moradores da região também se manifestaram pessoalmente ou virtualmente durante a audiência pública e suas questionamentos foram respondidos pelos secretários municipais presentes. Diante da preocupação de alguns usuários do transporte coletivo quanto às mudanças, os secretários garantiram que elas não irão prejudicar a qualidade e a rapidez que está sendo buscada com o BRT. Muitos participantes da audiência, assim como o vereador Vitão do Cachorrão, também defenderam mais segurança pública na Zona Oeste, em virtude do aumento dos furtos e assaltos na região. O vereador Ítalo Moreira também enfatizou a necessidade de mais segurança e defendeu o aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade.
No final da audiência pública, o vereador Ítalo Moreira destacou a participação dos moradores e comerciantes na audiência. “Essa audiência pública representa uma grande vitória, pois conseguimos, através da mobilização, que a Prefeitura ouça a população e faça das devidas modificações no Corredor Oeste do BRT”, enfatizou o vereador. A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra) e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.