24/02/2022 14h50
atualizado em: 24/02/2022 14h56
Facebook

Em entrevista à Rádio Câmara, o vereador também falou de seus projetos e outras ações legislativas visando à desburocratização

A construção do Corretor Oeste do BRT e as leis e outras ações legislativas visando desburocratizar processos de regularização de empreendimentos da iniciativa privada foram alguns dos temas abordados pelo vereador Ítalo Moreira (PSC) em entrevista do "Jornal da Câmara", da Rádio Câmara, nesta quinta-feira, 24, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Lincoln Salazar e Amanda Mendes, o vereador também discorreu sobre os projetos de lei que já apresentou neste ano.

Para debater a construção do Corredor Oeste do BRT, Ítalo Moreira promoveu uma audiência pública, na noite de quarta-feira, 23, que contou com vereadores, secretários, moradores e comerciantes da região. O vereador enfatiza que o resultado da audiência foi muito positivo, uma vez que o Executivo se comprometeu a realizar as mudanças no projeto que estão sendo requeridas pelos moradores e comerciantes. “Infelizmente, a gestão passada ignorou o diálogo com a sociedade, mas atual gestão se abriu ao diálogo e se comprometeu a mudar o projeto para evitar os mesmos problemas que ocorreram na Itavuvu”, afirma.

“O objetivo da audiência é evitar os problemas que ocorreram na construção do BRT na Avenida Itavuvu, o que causou transtornos para os moradores e prejuízos para os comerciantes, com fechamento de empresas", explica. "Nesse momento de crise econômica, o objetivo tem de ser criar empregos e não acabar com os que existem. Além disso, durante a audiência, um dos participantes mostrou que o BRT na Itavuvu não melhorou o tempo de viagem”, acrescenta o vereador, lembrando, ainda, a preocupação ambiental com o corte de árvores.

Produção legislativa – Ítalo Moreira também fez um balanço positivo de seu primeiro mandato, quando contabilizou cerca de 30 projetos aprovados, a maioria deles votados para a estímulo à livre iniciativa, como a Lei de Liberdade Econômica, que desburocratiza a abertura de novos empreendimentos, especialmente os de menor porte. Neste ano legislativo, o vereador já apresentou 51 projetos, muitos deles também voltados para a modernização da legislação, a liberdade econômica e a inovação tecnológica, qeu proporciona empregos geralmente melhor remunerados.

Por fim, Ítalo Moreira discorreu sobre o seu trabalho como presidente da Comissão de Economia, enfatizando que se trata de um trabalho muito complexo, que muitas vezes vara madrugadas e avança pelos finais de semana. Indagado sobre os impactos na economia brasileira na invasão da Ucrânia pela Rússia, o vereador afirmou que, se houver uma escalada nessa guerra, haverá um impacto muito grande na economia mundial e brasileira, começando pelo aumento do barril do petróleo, que afeta toda a economia, desde o transporte até a produção de embalagens e insumos agrícolas. “Nem saímos da pandemia e já entramos nesse novo pesadelo. Esperamos que isso não resulte em algo pior, que seria uma Guerra Mundial. Que Deus toque o coração dos homens e não tenhamos um desastre desses”, finalizou o vereador.