25/02/2022 07h35
Facebook

Para o vereador, demora na liberação de vagas em outros hospitais para pacientes da unidade impede que ela apresente resultados ainda melhores

A Unidade Pré-Hospitalar na Zona Leste apresenta mais qualidade na acomodação e atendimento aos pacientes. Nesta quinta-feira (24), em mais uma tarde de fiscalização surpresa nas unidades de urgência e emergência, o vereador Fernando Dini (MDB) constatou um grande diferencial positivo, quando comparado com a realidade encontrada na véspera, na UPH Norte. No entanto, a demora na liberação de vagas em outros hospitais para os pacientes que precisam de transferências impede que a unidade Leste apresente resultados ainda melhores. “Um paciente com pedra na vesícula aguarda por transferência há dois dias. Há ocasiões em que surgem as vagas e a ambulância para fazer o transporte demora outras cinco horas”, critica o vereador, que está cobrando mais investimentos também nos atendimentos das unidades de emergência.

Na tarde de quinta-feira, 24, a situação da unidade sentinela para síndromes respiratórias, anexa à UPH Leste, foi motivo de comemoração. Nenhum dos 20 leitos estava ocupado por algum paciente. A procura pela unidade de pessoas com sintomas de Covid, gripe ou outras doenças respiratórias reduziu-se em cerca de 78% nos últimos dias. A unidade em que chegavam cerca de 400 pessoas por dia agora atende 80 a 100 pessoas diariamente. “Tudo indica que a pandemia volta a fazer menos vítimas. Com a vacinação e os cuidados com a proteção e a higiene a situação está melhorando, mas precisamos continuar nos cuidando”, comemora o vereador Fernando Dini.

A área de atendimento pediátrico fica bem separada do atendimento adulto e, apesar do calor, a ventilação é melhor do que a situação constatada na UPH Norte. Ainda assim, na UPH Leste a recepção tinha muitos pacientes aguardando por atendimento nesta tarde. “Vamos solicitar a ampliação de investimentos para todas as unidades de urgência e emergência. O prefeito acertou ao contratar centenas de médicos e promover mutirões para tratar dos pacientes que aguardam há anos por procedimentos eletivos (sem urgência)”, avalia o vereador ao requisitar a mesma atenção para as unidades de urgência e emergência.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)