03/03/2022 10h24
Facebook

Durante todo o mês, o Legislativo muda a cor de sua identidade visual, adotando a cor azul marinho da campanha

A Câmara Municipal de Sorocaba adere à Campanha “Março Azul Marinho” de prevenção e combate ao câncer colorretal, um tipo de câncer que abrange os tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus.

Ao aderir à campanha, a Câmara de Sorocaba passa a adotar em todos os seus canais de comunicação, ao longo deste mês de março, a cor azul marinho, que simboliza a campanha. A identidade visual, em azul marinho, estará presente em todos os canais da Casa na Internet e nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Câncer colorretal – Conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, o câncer de intestino, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e no ânus. 

Na maioria dos casos, segundo o Inca, esse tipo de câncer tem cura, por isso, a importância de ser detectado precocemente para que possa ser tratado antes de se espalhar por outros órgãos. Estima-se que ocorram cerca de 40 mil novos casos por ano de câncer colorretal, atingindo homens e mulheres na mesma proporção.

Entre os fatores que aumentam os riscos de ocorrência de câncer colorretal, as autoridades médicas destacam o excesso de peso corporal e a alimentação não saudável (pobre em vegetais e outras fibras), além do consumo de carnes processadas (como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, peito de peru) e a ingestão excessiva de carne vermelha (mais de 500 gramas por semana). Em razão disso, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, para evitar o excesso de peso, são formas recomendadas de prevenção do câncer colorretal.