08/03/2022 11h36
Facebook

Entre outros assuntos, o vereador convidou a população para participar da sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Mulher

A celebração do Dia Internacional da Mulher, com homenagem a várias mulheres de destaque, e a produtividade do Legislativo sorocabano, que tem superado anos anteriores, foram alguns dos temas abordados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 8, antes da sessão ordinária da Casa. No jornal conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre seus projetos de lei e sobre o trabalho de fiscalização do Legislativo.

Para o presidente da Câmara Municipal, o Dia Internacional da Mulher não poderia passar em branco no Legislativo sorocabano, por isso, além de outras atividades que estão sendo realizadas na Casa, a data será marcada por uma sessão solene, a ser realizada nesta noite de 8 de março, a partir das 19 horas, quando serão homenageadas várias mulheres que se destacam pelo seu trabalho em prol de Sorocaba. A sessão solene é uma iniciativa do próprio presidente da Casa, Cláudio Sorocaba.

“Tive o privilégio de conviver com minha mãezinha durante toda a vida. Ela viveu 97 anos e morava comigo. Também tenho três irmãs, minha esposa e minha filha. Então, sei do valor da mulher na sociedade e na nossa vida. Por isso, celebrar o Dia Internacional da Mulher em sessão solene é fundamental”, afirma Cláudio Sorocaba (PL), ressaltando que os veículos de comunicação do Legislativo sorocabano também estão abertos a outras atividades alusivas à luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidade.

Guerra na Ucrânia – Durante a entrevista, Cláudio Sorocaba lamentou o recente episódio envolvendo o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), que, em áudio vasado na Internet, foi flagrado tecendo considerações pejorativas às mulheres ucranianas. “Essa fala do deputado é deplorável e precisa ser repudiada por todos”, afirma Cláudio Sorocaba, enfatizando que as declarações do deputado, conhecido como “Mamãe Falei”, se tornam ainda mais graves no contexto em que foram feitas, “quando as mulheres ucranianas padecem os horrores de uma guerra”.

“Há dois anos, o mundo estava se unindo para salvar vidas, em razão da pandemia de coronavírus. Agora, a guerra está de volta e vemos uma potência como a Rússia atacando um país muito mais fraco militarmente como a Ucrânia”, lamenta Cláudio Sorocaba. O vereador contou que, quando morava no interior do Paraná, como trabalhador na lavoura, conheceu várias famílias ucranianas. “Trabalhei com vários ucranianos. Eles eram brancos, eu, negro, mas nunca houve discriminação, convivíamos muito bem”, conta.

Produção legislativa – O presidente do Legislativo também comentou os recordes de produção do Legislativo, que, neste ano, já ultrapassa a casa de 1.500 proposituras. “Isso mostra que o recorde de produção que tivemos no ano passado se mantém nesse ano, ou seja, não foi apenas pelo fato de os novos vereadores estarem com um pique maior no ano passado”, observa, ressaltando que a maioria dos requerimentos tem como objetivo fiscalizar e melhorar a administração pública municipal.

O vereador lembrou, ainda, que, além dos requerimentos apresentados, a Câmara tem convidado secretários a comparecerem à Casa para falarem sobre suas ações. “Tenho certeza de que o próprio prefeito Rodrigo Manga, com a experiência que teve como vereador, compreende a importância desse trabalho da Câmara”, afirma Cláudio Sorocaba, lembrando que o prefeito esteve na Câmara Municipal, recentemente, numa visita de cortesia ao presidente da Casa, quando também foram discutidos alguns projetos.

Sessões extras – Cláudio Sorocaba parabenizou o chefe do Executivo pela iniciativa de apresentar um projeto de lei visando coibir o despeito sobretudo com os idosos nas filas de bancos – tema que foi objetivo de protesto dos vereadores em recentes sessões da Casa. O Projeto de Lei nº 76/2022, de autoria do Executivo, que obriga as agências bancárias a prestarem aos seus usuários, atendimento em tempo razoável, será votado em sessão ordinária na próxima quinta-feira, 10, logo após a sessão ordinária.

Por fim, o vereador Cláudio Sorocaba também falou das conquistas de seu mandato parlamentar e do atendimento presencial que presta à população, atendendo munícipes em seu escritório no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho. O atendimento de saúde 24 horas no bairro e a implantação de ecoponto, recentemente conquistados, e a pavimentação de uma via pública foram alguns dos temas abordados pelo vereador. 

No final da entrevista, o presidente da Câmara reiterou o convite à população para participar da sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher. E logo após, na sessão ordinária, o vereador Cláudio Sorocaba convidou a vereadora Iara Bernardi (PT) para presidir a abertura dos trabalhos, secretariada pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em homenagem ao Dia da Mulher.