09/03/2022 10h25
Facebook

A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e durante o evento foram homenageadas várias mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março, foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de terça-feira, 8, no plenário da Casa. O evento foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), que enfatizou a importância histórica da data não apenas para a sociedade brasileira, mas para toda a humanidade.

Além do presidente da Casa, acompanhado de sua esposa Gisele Gonçalves, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: primeira-dama Sirlange Frate Maganhato, presidente do Fundo Social de Solidariedade, representando o prefeito Rodrigo Manga; vereadora Iara Bernardi (PT), presidente da Comissão de Turismo; vereadora Fernanda Garcia (PSOL), presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude; e Márcia Pegorelli Antunes, secretária jurídica da Câmara.

Na mesa estendida, estiveram presentes os vereadores Cícero João (PTB), com Tatiane Fernandes de Freitas e Talita Marques; Cristiano Passos (Republicanos), com Gilvane Meira dos Passos; Dylan Dantas (PSC), com Érica Cristina Ferreira Dias e Daniele Vitorino Viana Dantas; Fausto Peres (Podemos), com Delmira Vaz Peres; Ítalo Moreira (PSC), com Lara Brum Moreira; João Donizeti Silvestre (PSDB), com Marli Bueno; Vinícius Aith (PRTB), com a pastora Alice Cordeiro Taconi; Luis Santos (Republicanos), com a pastora Valquíria Salinas e Rosa Cardoso Santos; Rodrigo do Treviso (União Brasil), com Maria Izabel Piveta e Gisele Barão; Francisco França (PT), que ressaltou a importância de sua mãe Zinária e de sua esposa Josiane, e homenageou sua colega de bancada Iara Bernardi; Fábio Simoa (Republicanos), com sua mãe Maria de Fátima Simoa e sua esposa Gabriela Medina Leite do Carmo.

Também estiveram presentes: Eliane Ruas, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; a assessora parlamentar do vereador Fernando Dini (MDB), Viviane de Freitas; Ticiane Naime, assessora de Expediente e Plenário da Câmara; Priscilla Radighieri, coordenadora da Rádio Câmara; Carina Rocco, coordenadora da TV Câmara; e os ex-vereadores Antônio Ismael, esposo da vereadora Iara Bernardi (PT), e Muri de Brigadeiro. O evento contou com apresentações musicais com a dupla Katherine Kov e Giovana Resende.

Data histórica – “Essa data é muito importante. As mulheres são fundamentais na sociedade. Tive o privilégio de acompanhar minha mãe até os 97 anos de idade e lembro que, quando a gente vivia no interior do Paraná, minha mãe trabalhava na lavoura, no serviço pesado, de segunda a sábado, com a mesma capacidade de qualquer homem, mas o salário dela era só a metade”, lembrou Cláudio Sorocaba (PL), resgatando também as lutas sindicais que estiveram na origem histórica das celebrações do 8 de março.

A secretária jurídica da Casa, Márcia Pegorelli Antunes, falou em nome de todas as servidoras públicas de Sorocaba. “Nós não somos minoria, nós somos uma complexa união de entidades. Nós não somos frágeis, nós somos a agregação de forças. A busca por espaço é constante. Hoje, nós assentamos pisos em construções, domamos cavalos, pilotamos fogões e aviões. Não queremos competir com os homens: nosso empenho é por um espaço nosso e não deles. Nossa trajetória está em constante perseguição ao equilíbrio, equilíbrio e harmonia entre todas as mulheres que habitam cada uma de nós, equilíbrio entre os vários papeis que desempenhamos ao longo da vida: mulher, companheira, mãe, profissional, filha, amiga, parceira, motoristas...”, afirmou Márcia Pegorelli. “E, diga-se, ótimas motoristas”, acrescentou, entre outras considerações sobre ser mulher.

Luta das mulheres – A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) lembrou as mulheres que dedicaram sua vida em nome de uma sociedade mais justa e humana e discorreu sobre a necessidade de mais espaço para as mulheres na vida pública. “Em 367 anos de história, eu sou a oitava mulher eleita vereadora em Sorocaba. Na atual legislatura, temos apenas duas vereadoras, em que pese a mulher ser maioria na sociedade. A explicação para essa disparidade é o machismo, uma cultura baseada na formação do patriarcado, em que os homens criam limites para a participação das mulheres na sociedade”, afirmou a vereadora, relatando outras desigualdades que afetam as mulheres, como as diferenças salariais, além da violência. Por fim, a vereadora ressaltou a importância das lutas feministas, conclamando os “homens civilizados” a participarem delas e rechaçando os “ataques misóginos” sofridos pelas mulheres.

A primeira-dama Sirlange Frate disse que as mulheres são maioria no serviço público municipal em Sorocaba, com cerca de 7.500 servidoras, e falou das ações voltadas para as mulheres e para as famílias que estão sendo desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Em seguida à falta da primeira-dama, tiveram início, por parte dos vereadores, as homenagens a diversas mulheres que se destacam no munícipio, entre elas, a cantora Tereza Baddini, homenageada por Fausto Peres (Podemos) e que não pôde comparecer à solenidade devido à sua agenda de shows, mas enviou um vídeo em que canta com crianças. 

Antes do encerramento da solenidade pelo vereador Cláudio Sorocaba (PL), a vereadora Iara Bernardi (PT) falou em nome de todas as mulheres homenageadas. “Gostaria que esquecêssemos aquilo que nos diferencia e lembrássemos daquilo que nos une. Que as mulheres todas sejam solidárias umas às outras. Apesar de todas as nossas diferenças, precisamos ter solidariedade feminina, sobretudo diante das discriminações e das diversas formas de violência contra a mulher. Também é importante ressaltar que o feminismo é uma ação positiva, ao contrário do machismo, que é uma ação negativa. O feminismo não é uma luta para se impor ao outro, como o machismo, mas uma luta por respeito, por igualdade. Tenho certeza de que, se houver alguma revolução em busca da paz neste mundo, quem vai fazer essa revolução são as mulheres”, enfatizou a vereadora.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo Fibra) e está disponível, na íntegra, nas redes sociais da Casa.