10/03/2022 10h29
atualizado em: 10/03/2022 10h29
Facebook

O parlamentar enfatiza que, além de “muito combativo” nas pautas conservadoras”, também é “muito ativo na esfera pública”

A intermediação das demandas da população junto ao Executivo, emendas articuladas com deputado para obras e serviços em Sorocaba e a criação de um parque municipal foram alguns temas abordados pelo vereador Dylan Dantas (PSC) em entrevista ao “Jornal da Câmara” na manhã desta quinta-feira, 10, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre o Dia da Mulher, entre outras questões.

“O vereador não tem o poder de executar obras e serviços, mas ele tem a possibilidade de intermediar essas ações junto ao Executivo, cobrando o atendimento das demandas da população. É o que tenho feito. Tenho mais de 600 pedidos da comunidade e procuro priorizar alguns para que eles possam ser efetivados”, explica Dylan Dantas (PSC), lembrando que o papel essencial do parlamentar é apresentar propostas e fiscalizar o Poder Executivo.

“Mas eu tenho orgulho de dizer que o nosso gabinete, além de muito combativo nas pautas conservadoras, que nós defendemos, é também muito ativo na esfera pública”, afirma o vereador, citando como exemplo várias obras e serviços que vem reivindicando ao Executivo, como a pavimentação da Rua José Fontoura Costa, no Jardim Flamboyant, que, segundo ele, deve ter início entre 90 dias. O vereador também enumerou emendas que destinou para obras nos bairros, beneficiando Parque São Bento, Ipanema do Meio e Ipanema Ville.

O parlamentar conta que levou o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, até uma escola infantil na Alameda do Horto, com o objetivo de se implantar no local um redutor de velocidade. Segundo o vereador, essa demanda remonta a 2019, quando ainda era assessor do deputado estadual Douglas Garcia e, na época, foram conquistadas melhorias de trânsito como a implantação de um semáforo e um retorno no local. “Mas os motoristas não respeitam o semáforo. Eles passam com toda velocidade no local”, enfatiza, observando que será implantado um redutor de velocidade antes da escola.

Meio ambiente – Observando que também tem várias atuações em defesa do meio ambiente, Dylan Dantas explicou o Projeto de Lei nº 113/2021, de sua autoria, que autoriza o Executivo a converter em Parque Municipal Urbano a Praça da Paz Mohan Yabiku e a área verde em seu entorno. O parque a ser criado compreenderá a área envolta pelas ruas Lituânia, José Marchi e Vitória Sacker Reze, com área de 5,1 hectares. “Conseguimos quebrar a inconstitucionalidade do projeto e ele será votado em plenário, possibilitando a preservação ambiental dessa área. A praça é pequena, mas a área verde de seu entorno é extensa, com mais de 40 espécies de árvores nativas e três dezenas de animais, além de mais de uma dezena de nascentes”, enumera, acrescentando que o Executivo se comprometeu a encampar a proposta.

Dylan Dantas também falou de seu trabalho de intermediação de emendas, especialmente junto ao deputado estadual Douglas Garcia, para obras e serviços em Sorocaba e citou o caso da Polícia Científica. “Nunca a Polícia Científica havia recebido uma emenda parlamentar. Solicitamos uma emendar parlamentar ao deputado estadual Douglas Garcia e ele enviou recursos para a compra de um drone para a instituição, que será muito importante para a preservação de crimes ambientais e a reconstituição de crimes, entre outras ações”, conta o vereador, adiantando que também está intermediando um contêiner balístico para a Polícia Científica. “O deputado Douglas Garcia colocou uma emenda no orçamento do Estado, de mais de 700 mil reais para a compra desse contêiner”, conta.

“Famílias fortes” – A adesão de Sorocaba ao Programa Famílias Fortes, desenvolvido pelo Ministério da Família em parceria com os municípios, também foi objeto de atuação do vereador. “Assim que esse programa foi lançado, procuramos a Secretaria da Cidadania e solicitamos a adesão de Sorocaba ao programa. Essa adesão já foi feita e está em fase de contratação de psicólogos. O programa tem como objetivo aproximar as famílias em situação de vulnerabilidade, fortalecendo os vínculos entre pais e filhos, esposo e esposa”, conta.

O vereador também comentou sua participação na CPI dos Livros e disse que os trabalhos estão sendo conduzidos de “uma forma muito transparente”. Dylan Dantas afirma há indícios de que “o processo de aquisição dos livros foi atabalhoado” e observa que a própria ex-prefeita Jaqueline Coutinho, ao ser questionada por ele em oitiva da CPI, disse que, como mãe, não compraria os livros que foram considerados impróprios para as crianças devido ao seu conteúdo sexual. “Como conservador, questiono não só os valores financeiros dos livros, mas também o seu valor moral, o seu conteúdo”, disse o vereador, adiantando que pretende publicar, em breve, um livro infantil, “O Homenzinho do Pé”, com o objetivo de mostrar quais os livros que são recomendáveis para crianças.

Por fim, Dylan Dantas falou de sua satisfação de participar da sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher, realizado em 8 de março último. “O Dia da mulher não é o dia da ideologia, do feminismo, mas da mulher como pessoa. Ou seja, a mulher pode fazer o que ela quiser, ela pode atuar onde quiser, inclusive ser dona de casa, se quiser”, afirmou Dylan Dantas, enfatizando que, segundo a Bíblia, “o homem, se preciso for, deve amar a sua esposa e dar a vida por ela, se necessário”.