14/03/2022 07h22
atualizado em: 14/03/2022 07h37
Facebook

Por meio de requerimento, o parlamentar alertou a Prefeitura para o risco de alagamentos no período chuvoso

Em requerimento endereçado ao Executivo, no início de fevereiro, o vereador Vinícius Aith (PRTB) cobrou que a Prefeitura providenciasse, através do setor competente, o serviço de desassoreamento do leito do Rio Sorocaba para evitar inundações durante o período de chuvas.

O parlamentar relatou que o volume de chuva no Município em janeiro havia superado a média do Estado e alertou para o risco de alagamentos provocados pelo transbordo da água do rio, o que representaria transtornos para a população, principalmente para quem passa ou mora perto da Avenida Dom Aguirre, que margeia o manancial.

Aith lembrou que em anos anteriores a falta de manutenção no rio e as chuvas resultaram em alagamentos e interdição de trechos com desvio de trânsito em prejuízo da mobilidade. O vereador pediu ainda que o Executivo informasse quando iria realizar o serviço.

A resposta veio, em 24 de fevereiro, em nome do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba – que afirmou existir “um cronograma de limpeza e conservação dos córregos e canais, incluindo o trecho urbano do Rio Sorocaba, sendo que esses locais recebem intervenções periódicas de acordo com a disponibilidade técnica e orçamentária da autarquia”.

Aith ficou indignado com a falta de providências, que resultou nas inundações deste fim de semana, deixando moradores ilhados; sendo resgatados pela Guarda Municipal em meio a alagamentos; mobilizando a Defesa Civil e demais secretarias. “Se a ideia era não gastar, o resultado foi pior por conta dos prejuízos, que poderiam ter sido ainda maiores, como no caso da família com um bebê que ficou presa num veículo quase submerso na Marginal”, reclamou o vereador.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Vinícius Aith/PRTB)