O programa contou com a participação do médico Jaelson Guilhem Gomes e Renato Proença
A Síndrome de Edwards, as doenças raras e a prevenção e o tratamento das doenças renais foram temas do programa “Câmara Saúde”, da Rádio Câmara, na tarde de segunda-feira, 14, com a participação do vereador Fernando Dini (MDB), do médico nefrologista Jaelson Guilhem Gomes, diretor do Instituto de Hemodiálise de Sorocaba, e de Renato Proença, paciente renal transplantado, que já fez parte da diretoria da Transdoreso (Associação de Pacientes, Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba).
O vereador Fernando Dini observou que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem aproximadamente 8 mil tipos de doenças raras conhecidas, afetando milhões de pessoas no Brasil e no mundo. “Temos que fazer com que as pessoas que sofrem de doenças raras não sejam prejudicadas por falta de conhecimento acerca dessas doenças; por isso, é importante ter pessoal capacitado na rede de saúde para tratar da questão”, afirma o vereador.
Fernando Dini é também autor da Lei 12.505, de 7 de março de 2022, que inclui no calendário oficial do Município de Sorocaba o “Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards”, a ser realizado, anualmente, no dia 6 de maio. O vereador enfatiza que a Síndrome de Edwards (ou trissomia 18) é uma síndrome genética resultante de trissomia do cromossomo 18, que embora pouco conhecida, é a segunda síndrome mais frequente, ficando atrás apenas da Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21).
O vereador explica que o objetivo da campanha é possibilitar o apoio precoce às famílias que têm crianças com Síndrome de Edwards. O parlamentar também discorreu sobre a importância de se ter o diagnostico precoce das doenças raras. “Na maioria das vezes, a identificação de uma doença rara só se dá depois que a família perde o primeiro filho e o segundo nasce com o mesmo problema, então se faz o diagnóstico. Por isso, precisamos trazer um núcleo de diagnóstico de doenças raras para Sorocaba”, afirma Fernando Dini.
Durante o programa, o médico nefrologista Jaelson Guilhen discorreu sobre os cuidados preventivos que se deve ter com a saúde dos rins, observando que as principais causas das doenças renais são hipertensão e diabetes, que, por sua vez, podem ser controladas precocemente através de práticas saudáveis, como tomar água e reduzir o consumo de sal, além de controlar a obesidade por meio da prática de exercícios físicos. O nefrologista também falou da importância dos exames de creatinina (feito através do sangue) e de urina tipo 1 para diagnosticar precocemente diabetes. Por sua vez, Renato Proença falou de sua experiência como paciente renal transplantado.