15/03/2022 11h59
atualizado em: 15/03/2022 12h15
Facebook

O projeto, que abre o espaço da Rádio Câmara para os veículos de comunicação, estreou com a Jovem Pan Sorocaba

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), inaugurou – com uma entrevista à Rádio Jovem Pan Sorocaba, na manhã desta terça-feira, 15, antes da sessão ordinária – o Projeto “Rádio Aberta”, que disponibiliza o estúdio da Rádio Câmara para os veículos de imprensa de Sorocaba e região que cobrem os trabalhos da Casa. Na entrevista conduzida pela jornalista Cida Muniz dos estúdios da Rádio Câmara, o presidente do Legislativo participou ao vivo do “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan Sorocaba, conduzido por Francisco Pagliato Neto (conhecido como Kiko Pagliato) e Gustavo Ferrari.

“Muitos políticos têm receio da imprensa, mas, para nós, é muito importante termos os veículos de comunicação junto com a gente. Se os Poderes Legislativo e Executivo não derem motivo para críticas, não há motivo para temer a imprensa. Aqui na Câmara, como fazemos um trabalho transparente, para nós é um prazer ter a imprensa do nosso lado”, afirma Cláudio Sorocaba, que se declarou um “apaixonado pelo rádio” e enalteceu a mobilidade e o dinamismo desse veículo de comunicação.

Aprovação popular – Para Cláudio Sorocaba, é essa política de transparência que aumenta a credibilidade do Legislativo sorocabano junto à população. “No ano passado, tivemos uma pesquisa de opinião que mostrou que a Câmara de Sorocaba está na casa dos 70% de aprovação. Isso é sinal de que os vereadores estão realizando um grande trabalho de atendimento à população”, afirma Cláudio Sorocaba.

Respondendo a uma indagação de Kiko Pagliato, Claudio Sorocaba disse que pretende agendar uma reunião em Brasília para agilizar o processo de implantação do canal físico, em Frequência Modulada (FM), da Rádio Câmara. O vereador também lembrou que a jornalista Cida Muniz foi a primeira secretária de Comunicação Institucional da Câmara Municipal. E, encerrando a entrevista, antes de deixar o estúdio para comandar a sessão da Casa, o presidente do Legislativo reiterou que esse novo espaço de comunicação também está aberto às entidades do terceiro setor que prestam serviços para Sorocaba.

Ampliando a interação – Em seguida à entrevista do presidente da Casa, o secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, também falou sobre o Projeto Rádio Aberta, enfatizando que o novo espaço de comunicação, em parceria com os veículos de comunicação de Sorocaba e região, “tem como objetivo contribuir com a transparência e a liberdade de expressão, ampliando e maximizando a interação entre o Legislativo e a sociedade”. Para o secretário, trata-se de um novo espaço de divulgação dos trabalhos legislativos.

Fábio Mascarenhas, que também é professor universitário e se tornou coordenador do curso de Relações Públicas da Uniso (Universidade de Sorocaba), afirmou que a Câmara de Sorocaba também está intensificando sua comunicação por meio das redes sociais. “Entendemos que a comunicação, como tornar comum, comungar da mesma ideia, deve permear todas as plataformas e essa dinâmica perpassa as redes sociais. Montamos uma equipe, com servidores de carreira, para cuidar de nossas redes sociais, estimulando a participação do cidadão junto ao Poder Legislativo”, conta Mascarenhas.

O Projeto Rádio Aberta, que estreou com a participação da equipe da Rádio Jovem Pan Sorocaba, irá oferecer um espaço para a imprensa externa de Sorocaba e região, cedendo, de forma igualitária, a estrutura física e material da Rádio Câmara para a cobertura dos trabalhos legislativos com todo o suporte necessário.