15/03/2022 21h44
Facebook

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) intermediou na tarde desta terça-feira, 15, uma reunião entre autoridades do Executivo e representantes de casas de idosos de Sorocaba, para tratar de necessidades dos referidos estabelecimentos.

Participaram da reunião o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto e os secretários de Cidadania, Clayton Lustosa, e de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão.

Na ocasião, foi solicitado ao Executivo, por meio da Vigilância Sanitária, que seja realizada uma padronização em relação aos tipos de dependências nas casas de idosos. Segundo os representantes, há três graus: idoso independente, idoso dependente e idoso totalmente dependente. “São muitas as exigências legais, porém são diferentes para cada situação. A nossa Vigilância Sanitária não define o tipo de residência e faz exigências iguais, a nível de clínica ou hospital”, explica o vereador.

Foi solicitado também que os idosos desses estabelecimentos recebam os mesmos benefícios que recebem aqueles que residem com suas famílias, tais como fornecimento de fraldas geriátricas, alimentação especial (quando necessária), medicamentos de uso contínuo, entre outros.

Por fim, os representantes reivindicaram subsídios para sustento das casas de idosos, explicando que há estabelecimentos para padrões de renda diferentes e que o aumento de exigências aumenta as despesas para sua manutenção.