Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Fábio Simoa (Republicanos), foi entrevistado na tarde desta quinta-feira (17) na Rádio Câmara.
Situação da pandemia de Covid-19 no município, atrasos no fornecimento de medicação de alto custo e projetos voltados para a área da saúde foram temas tratados no programa Comissões em Debate desta quinta-feira, 17, com a participação do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, formada também por Vitão do Cachorrão (Republicanos) e Fernanda Garcia (PSOL). A entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, foi realizada ao vivo e transmitida pela Rádio e TV Câmara Sorocaba.
Simoa lembrou que já são dois anos de enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Sorocaba e que as medidas preventivas, como máscara e álcool gel devem continuar a fazer parte do cotidiano das pessoas. Ele destacou que os números da pandemia estão caindo e destacou a vacinação no município, que agora é realizada em todas as unidades básicas de saúde. O vereador também enfatizou o trabalho dos profissionais de saúde para o combate ao coronavírus e pediu que a população não vacinada procure a imunização.
Outro tema abordado foi a audiência pública sobre o atraso no fornecimento de medicamentos de alto custo no município, realizada no dia 22 de fevereiro. Simoa contou que a responsabilidade do fornecimento é da DRS 16 (Departamento Regional de Saúde), que envolve 47 municípios na região de Sorocaba, mas que muitos pacientes estão sem acessos aos remédios. Na oportunidade, foram ouvidos depoimentos de várias pessoas que dependem da medicação atrasada, porém nenhum representante da DRS participou da audiência para explicar a situação. O vereador explicou que foi elaborada uma lista de questionamentos enviada ao DRS 16 e sugeriu que pacientes que estão sofrendo sem medicação busquem auxílio do Concilia Sorocaba.
Simoa também abordou o mutirão de atendimento na saúde que está sendo realizado em Sorocaba, para exames e consultas. De acordo com ele, são cerca de 45 mil procedimentos represados. “Estão sendo realizadas 200 a 300 consultas diárias, e na sequência serão realizados exames e depois cirurgias”, explicou. O vereador disse que a iniciativa é realizada com verbas de emendas parlamentares.
Projetos - Durante a entrevista, Fábio Simoa ainda falou das reformas realizadas nas unidades de saúde do município e destacou projetos pra atender a área da saúde, como a lei que instituiu a a campanha de conscientização, a semana municipal de conscientização e o Dia Municipal de Conscientização sobre a Manobra de Heimlich, técnica para salvar pessoas em situação de engasgo. Também explicou sobre o projeto de lei de visita virtual, que permite o contato entre familiares e pacientes internados em isolamento por doenças infectocontagiosas. “É uma questão humanitária”, disse, destacando a situação enfrentada por diversas famílias que não puderam ver entes queridos internados durante a pandemia.Outros projetos destacados durante a entrevista também tratam de datas especiais, como a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e o Dia Municipal do Doador de Plaquetas, em 8 de junho, e o Dia Mundial de Conscientização sobre a Síndrome de Down, em 21 de março.
Simoa também tratou sobre o projeto que institui o vale saúde, em tramitação na Câmara, para suprir a falta da oferta de medicamentos e insumos no município. “Não é por má gestão, mas por falta de interesse de das empresas fornecerem para a prefeitura”, explicou. Segundo ele, será oferecido um cartão para que o paciente possa adquirir a medicação em farmácias conveniadas. O projeto deve ser encampado pelo executivo e promoverá também o fomento do comércio no município, como destacou o vereador.
Outras propostas apresentadas no programa forma o projeto de distribuição de absorvente higiênico nas escolas, a assistência psicológica para crianças vítimas de bulling e o projeto de lei que trata da gravidez infantil no município. Por fim, ainda tratou do PL que dispõe sobre tempo máximo de espera para atendimento em pronto socorro. A entrevista completa está disponível nas redes sociais da Câmara Sorocaba na internet e na programação da TV Câmara Sorocaba (canais 31.3 em sinal digital, 4 da Net e 9 da Vivo).