O presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), e outros vereadores, ao lado do prefeito, participaram do evento que contemplou 250 famílias
O sorteio eletrônico das moradias do primeiro empreendimento do Programa Casa Nova Sorocaba, realizado pela Prefeitura Municipal na manhã de domingo, 20, no Estádio Municipal Walter Ribeiro, no Bairro Santa Rosália, contou com a participação da Câmara Municipal de Sorocaba, por intermédio de seu presidente, vereador Cláudio Sorocaba (PL), que esteve ao lado do prefeito Rodrigo Manga, assim como os vereadores Cícero João (PTB), Cristiano Passos (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Fernando Dini (MDB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Luis Santos (Republicanos) e Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Além do prefeito, vereadores e todos os secretários municipais e diretores de autarquia, entre outros auxiliares do Executivo, também estiveram presentes o deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e Luiz Francisco da Silva, ex-prefeito de Sorocaba, entre outras autoridades. Com um público de cerca de 8 mil pessoas nas arquibancadas do estádio, o evento contou com a participação musical da cantora Tereza Baddini, que cantou o Hino Nacional Brasileiro, e de Thiaguinho Noronha e Banda. O sorteio das moradias, bem como todo o evento, foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e o vídeo pode ser conferido na íntegra nas redes sociais da Casa. A lista dos sorteados pode ser conferida na página da Prefeitura de Sorocaba.
Apoio da Câmara – O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), cumprimentou o prefeito Rodrigo Manga e todo o seu secretariado e destacou que a realização do projeto habitacional da Prefeitura Municipal tem o apoio do Legislativo. “A Câmara Municipal acredita que é possível realizar esse projeto, que procura ocupar os vazios urbanos, construindo moradias onde já existe infraestrutura”, afirmou o presidente do Legislativo.
O líder do governo, João Donizeti Silvestre (PSDB), disse que o prefeito Rodrigo Manga tem “muita sensibilidade real e um grande comprometimento com as pessoas e com a população” e enfatizou que quem não tem sua casa própria compreende a importância de um projeto habitacional como o que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal.
O vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, classificou a realização do sorteio como “um dia único e abençoado” e elogiou o prefeito Rodrigo Manga, enfatizando que sua gestão é voltada para os anseios da população. Também pediu que as famílias possam fazer inscrição para a casa própria nas Casas do Cidadão e as contempladas em futuros sorteios sejam comunicadas pelos Correios, uma vez que muitas não dispõem de acesso fácil à Internet.
“Déficit habitacional” – O vereador Cristiano Passos (Republicanos) ressaltou a importância do sorteio como coroamento de um trabalho realizado: “Esse projeto só se tornou possível porque o prefeito conhece a realidade da população e sabe do déficit habitacional na cidade. Esse sorteio de moradias é fruto de muito trabalho e teve que sobrepujar inclusive aqueles que torceram contra. Mas a verdade e a justiça sempre vencem”, afirmou o vereador.
Para Fernando Dini (MDB), a realização do sorteio transforma um sonho da população em realidade: “Estar aqui hoje significa muito, significa cuidar de cada família, de concretizar sonhos. E, juntos, com a Câmara Municipal, com todos os secretários, vamos levar o que há de melhor para a população, tanto moradia quanto saúde, educação, segurança”, enfatizou.
O vereador Fábio Simoa (Republicanos) lembrou que, como morador de Brigadeiro Tobias, foi contemplado com sua casa própria em 2011 e destacou que a realização do programa de habitação é fruto de um trabalho conjunto. “Esse é o maior programa habitacional do nosso município e o maior em nível municipal do Brasil. É um momento histórico”, destacou.
O vereador Cícero João (PTB) parabenizou as famílias e o prefeito Rodrigo Manga pelo trabalho realizado: “Eu vejo aqui hoje, no rosto de cada um, a alegria e a esperança de terem sua casa própria. E os que não forem contemplados no sorteio de hoje não percam a esperança pois teremos outros sorteios”, afirmou, ressaltando outras ações da Prefeitura, com o apoio da Câmara, como os uniformes gratuitos que serão entregues para os alunos da rede municipal de ensino.
O vereador Fausto Peres (Podemos) parabenizou os organizadores do evento e disse que o prefeito Rodrigo Manga não tem fugido de nenhuma luta em prol da população. “Hoje, está sendo feita justiça, possibilitando às famílias que possam participar desse sorteio para ter sua casa própria”, afirmou.
Após o discurso das autoridades presentes, foi realizado o sorteio das famílias contempladas. Os vereadores participaram do chamamento dos nomes sorteados. Ao todo, estavam habilitadas 46.138 famílias para participarem do sorteio do primeiro empreendimento do Programa Casa Nova Sorocaba, com base em critérios como coabitação familiar, adensamento excessivo em domicílio alugado e ônus excessivo com aluguel. No total, 250 moradores foram sorteados, entre titulares e suplentes. Parte das casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outros contarão com subsídios por parte da Prefeitura.