21/03/2022 09h51
Facebook

Entidade, que é o braço social da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, foi homenageada por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos)

O centenário da Associação Bethel foi comemorado em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, na noite da última sexta-feira, 18, por iniciativa do vereador Luís Santos (Republicanos). Fundada em 1922, pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, sob princípios cristãos, a entidade filantrópica, sem fins lucrativos, tem o objetivo de desenvolver atividades no campo social. 

Além do parlamentar, que presidiu a solenidade, a mesa principal foi composta pelo vereador Dylan Dantas (PSC); o secretário de Cidadania, Clayton Lustosa (representando o prefeito Rodrigo Manga); o presidente da Bethel Brasil, reverendo Rubens Renato Pereira; o presidente do conselho da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil; reverendo João Luis furtado, e o diretor da Bethel Casas Lares, presbítero Odacir Rodrigues.

Ao abrir a solenidade, o vereador Luis Santos destacou a importância histórica da Bethel. “Nos reunimos nessa noite para um momento histórico, que nos traz profunda alegria, e ao mesmo tempo reflexão, sobre a importância de uma instituição como essa, no contexto de uma cidade que ao longo desse século se transformou de uma modesta vila para esta metrópole pujante, polo de região, mas que, mesmo assim, não deixa de ter suas necessidades e carências sociais e que vai precisar sempre de instituições sólidas e sérias que possam ser o braço social da cidade, para fazer aquilo que a administração pública não consegue sozinha”, afirmou.

Parceiro de Luiz Santos na condução da sessão solene, o vereador Dylan Dantas lembrou que trabalhou como voluntário na associação, em 2010, quando pode conhecer melhor o trabalho da entidade. “Visitei de novo a entidade algumas vezes, para contribuir com a associação, e em uma dessas visitas me deparei com uma criança, recém-nascida, com poucos dias, longe dos pais, e me emocionei. É uma instituição que tem todo o zelo com as crianças em situação de risco, por qual precisamos orar, ajudar e contribuir”, frisou. 

Centenário - Emocionado, o presidente da Bethel Brasil, lembrou que, quando da formação da associação, o país estava em um momento singular, ainda se recuperando da pandemia da gripe espanhola, e em efervescência pela Semana da Arte Moderna. Falou ainda sobre as adequações por quais passou a associação, nascida como orfanato, e que hoje, num formato diferente, mantém as chamadas casas lares. “Em cem anos, imagina quantas pessoas foram abençoadas, não só em Sorocaba, ou em Campinas, onde tudo começou, mas pelo Brasil todo”, destacou. 

Lembrou ainda que na década de 50 nasceu o projeto “Mães de Bethel”, quando mais 200 pessoas, de todo o país, sustentavam financeiramente a entidade em Sorocaba. “A Bethel é muito enraizada em Sorocaba, mas hoje ela já se estabelece para outros lugares do Brasil. Chegamos a ter vinte UPSs Unidades Prestadoras de Serviço”, ressaltou. Atualmente são sete unidades em: Presidente Prudente, Botucatu, Tupã, Campinas, São Paulo, Palmas e Natal. 

Durante a noite de homenagens, foram realizadas apresentações culturais com os ex-bethelinos Alcides e Vicente. Também foi apresentado um vídeo comemorativo com o trabalho desenvolvido nas UPSs espalhadas pelo país. Adilson Leandro, que hoje é assessor parlamentar do vereador Péricles Régis (MDB), também deu seu depoimento como ex-bethelino. “Gosto de me chamar de filho de Bethel. Cheguei lá com cinco anos de idade e sai com 16 anos, pronto para a vida. Estudei, me formei, sou Relações Públicas formado”, disse, agradecendo a toda a diretoria da associação, em nome de sua geração. 

Em seguida, foram entregues as homenagens da noite, com a concessão de votos de congratulações. A sessão solene em celebração ao centenário da Associação Bethel foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível na grade da programação e mídias sociais do Legislativo.