No programa “Bate-Papo com os Vereadores”, o vereador falou sobre o projeto de habitação do governo e melhorias na saúde, entre outros temas
O programa habitacional da Prefeitura de Sorocaba, as ações na área de saúde e projetos de lei de sua autoria, como a proposta do Programa Vizinhança Solidária, foram alguns dos temas abordados pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 21. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também defendeu a ida do elefante Sandro para um santuário na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, além de integrante da Comissão de Justiça e da Comissão de Economia, o vereador João Donizeti também é líder do governo na Casa. Em sua avaliação, o prefeito Rodrigo Manga vem obtendo muitos avanços em sua gestão citou como exemplo a área da saúde, em que, no seu entender, a administração municipal conseguiu dar uma resposta rápida à população, com o aumento do número de leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19, além da campanha de vacinação.
“Agora, temos que enfrentar o acúmulo da demanda na saúde e o prefeito tem trabalhado essa questão, através do Mutirão da Saúde, oferecendo consultas, exames, pequenas e médias cirurgias e encaminhamentos. “Já havia uma demanda reprimida há muito tempo, que se agravou com a pandemia”, observa. O vereador também fez um balanço positivo da gestão do médico Vinícius Rodrigues à frente da Secretaria Municipal de Saúde, que, segundo ele, deixou um legado de realização, inclusive no enfrentamento da pandemia.
Meio ambiente – João Donizeti também abordou o problema da crise hídrica, que, no seu entender, merece uma atenção especial de todos os governantes, em todos os níveis e instituições, uma vez que essas crises devem continuar ocorrendo em função das mudanças climáticas. Para o vereador, a Prefeitura de Sorocaba conduziu de forma acertada o racionamento, que, na sua avaliação, “foi feito no momento certo e de forma bem distribuída em todo o município, reduzindo o impacto na população”. O parlamentar defendeu ações permanentes de uso racional da água e de outras medidas de preservação do meio ambiente, uma vez que o consumo de água deve crescer nos próximos anos e vai exigir estudos buscando alternativas para a Represa de Itupararanga.
O vereador também falou sobre a questão da transferência do elefante Sandro para um santuário de elefantes na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. “Vou dar a minha opinião como líder do governo e como vereador. Como líder do governo, adianto que a Prefeitura precisa atender a orientação do Ministério Público, que é pela transferência. Como vereador, também sou favorável à transferência, pois o elefante terá muito mais espaço do que tem hoje no zoológico para ser mais feliz no tempo que lhe resta”, afirma, enfatizando que os animais vertebrados são animais sencientes e, no caso do elefante, trata-se de um dos animais mais inteligentes.
Moradia popular – Tendo participado da realização do sorteio do primeiro empreendimento do Programa Casa Nova Sorocaba, realizado no Estádio Municipal, João Donizeti classifica o programa habitacional do prefeito Rodrigo Manga como "ousado”, uma vez que, no seu entender, o prefeito tomou as rédeas, no âmbito municipal, do programa de habitação, quando, normalmente, os prefeitos delegam essa área para o Estado e a União. Para ele, a equipe técnica do município criou um programa que atende melhor as especificidades do município, ao ofertar moradias para diferentes perfis de famílias, desde as vulneráveis, que vão receber os imóveis sem custo, até aquelas que receberão subsídios da Prefeitura, reduzindo o valor do financiamento. A parceria com a iniciativa privada e o aproveitamento dos vazios urbanos são os outros aspectos positivos do programa.
João Donizeti também vem discutindo com moradores de vários bairros a questão dos valores do IPTU, que, conforme queixas de munícipes, apresenta distorções, em que imóveis vizinhos pagam valores muito diferentes desse imposto. Segundo ele, o Executivo deve enviar para a Câmara um projeto de lei para evitar essa desigualdade de valores, que decorre da diferença da Planta Genérica de Valores de imóveis antigos e imóveis novos, buscando um equilíbrio. “Mas essa é uma medida paliativa, para evitar essas distorções, pois o correto seria rever a lei que disciplina a planta genérica do município, que está desatualizada há mais de 20 anos”, observa.
Melhorias urbanas – O vereador falou das melhorias que conquistou para a região do Éden, como a implantação da iluminação de LED na Avenida Paraná, uma das rodovias que, ao cortarem a cidade, são também avenidas urbanas. O vereador destacou que a melhoria da iluminação foi conquistada através de uma emenda que articulou com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e disse que também há uma emenda para iluminar a Avenida Independência. Segundo ele, o prefeito Rodrigo Manga encampou sua proposta de municipalizar essas vias para que possam ser cuidadas de forma adequada.
Por fim, o vereador defendeu seu projeto de lei que prevê a criação de um programa municipal de “Vizinhança Solidária”, a ser criado no âmbito do município. Trata-se de uma interação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e conselhos comunitários, juntamente com os munícipes, para melhorar a segurança pública. João Donizeti também discorreu sobre sua proposta de logística reversa de produtos, que completa a legislação existente, com o objetivo de evitar descarte inadequado no meio ambiente. Por fim, o vereador falou da importância da inclusão social das pessoas com Síndrome de Down e lembrou, ainda, que amanhã é o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água.