Na entrevista ao Jornal da Câmara, o vereador também falou das ações de seu mandato em prol de melhorias na cidade
As emendas parlamentares impositivas, a necessidade de mais ônibus nos horários de pico do transporte público e as ações de seu mandato em prol de melhorias na cidade foram alguns dos temas abordados pelo vereador Francisco França (PT), em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 24, antes da sessão ordinária da Casa. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também teceu críticas ao Governo Federal.
Autor da Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 42, de 13 de agosto de 2015, que torna obrigatória a execução das emendas individuais do Legislativo municipal à Lei Orçamentária Anual, conhecidas como “emendas impositivas”, Francisco França esteve recentemente com o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa, cobrando a execução de emendas parlamentares, uma das quais destinadas ao acesso ao novo Hospital Regional, na Rodovia Raposo Tavares, além da implantação de três Academias ao Ar Livre em praças do Jardim Harmonia, Parque Manchester e Cidade Jardim. “Essas academias vão sair e será iniciado o processo de licitação”, conta.
Para Francisco França, a adoção das emendas impositivas nas Casas Legislativas do país representa um avanço, devido à maior proximidade do vereador com a população, conhecendo de perto as demandas da cidade. “Nos dois últimos anos, por conta da pandemia e num acordo com o Executivo, todas as verbas das emendas impositivas foram remanejadas e destinadas à saúde; agora, com a pandemia bastante controlada, a expectativa é que todas essas emendas sejam executadas e possam atender os demais setores”, afirma França. O vereador também destinou emenda para a Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso), que visitou a entidade e ressaltou o trabalho realizado por ela nos cuidados com animais abandonados.
Transporte público – Francisco França, que, além de vereador é sindicalista do setor de transporte, defendeu o aumento da frota de ônibus do transporte coletivo urbano, especialmente nos horários de pico. França enfatiza que tem ocorrido uma superlotação dos ônibus não só em decorrência da redução da rota durante a pandemia, mas também devido à alta do preço da gasolina, que tem levado muitas pessoas a deixarem o carro na garagem e voltar a andar de ônibus. “Estamos cobrando, em diálogo com a Urbes, não só que toda a frota volte a rodar, mas que ela também seja aumentada”, enfatizou.
Vereador de oposição, Francisco França ressalta, entretanto, que não é contra Sorocaba e quer que a cidade vá bem, por isso procura manter o diálogo com o Executivo. “Esse diálogo com o prefeito Manga tem existido, em que pese o governo ter um caráter populista”, afirma França, criticando o recente sorteio de moradias, antes que elas tenham sido construídas. O vereador avaliou a atual legislatura e teceu críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro, observando que seu governo conduziu mal a questão da pandemia.
Por fim, Francisco França comentou a sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 23, em que homenageou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Cândido Soares: “Foi uma solenidade muito bonita e participativa, pois Leandro Soares é um jovem líder do movimento sindical de Sorocaba e do Brasil, e o SMetal é um sindicato do cidadão, que tem um papel muito grande na sociedade em geral, além da defesa da categoria metalúrgica” – enfatizou o parlamentar, que foi reeleito para a diretoria do Sindicato dos Rodoviários como vice-presidente da entidade.