25/03/2022 11h39
atualizado em: 25/03/2022 11h51
Facebook

O parlamentar solicita a reposição imediata de médicos, enfermeiros e servidores das Unidades Básicas de Saúde do Éden e Cajuru

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) protocolou dois requerimentos nesta sexta-feira, 25, cobrando do novo secretário de saúde, Cláudio Pompeo Chagas Dias, a reposição imediata de médicos, enfermeiros e servidores das Unidades Básicas de Saúde do Éden e do Cajuru. De acordo com o parlamentar, o atendimento de saúde na Zona Industrial está deficitário, pois “carece de profissionais atuando no atendimento da população”.

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde do Cajuru atende mais de 4 mil pacientes por mês, com um cadastro de acompanhamento de 23 mil munícipes. Já a UBS do Éden possui um cadastro de 40 mil pacientes, com uma média de quase 5 mil atendimentos/mês. Segundo os documentos protocolados, o serviço público de saúde encontra-se saturado e superlotado, não superando as necessidades básicas de saúde na Zona Industrial da cidade.

No último dia 25 de fevereiro, na entrega da revitalização da UBS do Éden, o chefe do executivo, durante seu discurso, ventilou a possibilidade de encaminhar quatro médicos ao atendimento da Zona Industrial, porém, conforme o apurado pela assessoria do vereador, até o presente momento, não se concretizou a ação verbalizada pelo prefeito Rodrigo Manga.

Para Donizeti, que foi procurado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, não dá para esperar mais: “Necessitamos com urgência de atenção para nossas UBS, não apenas no aspecto de estrutura física dos prédios, mas também de médicos e mais funcionários, para que se tenha o mínimo de qualidade no atendimento. Queremos um acolhimento humanização da população”, concluiu o vereador. Os requerimentos devem ser votados na próxima sessão do Legislativo sorocabano.