O vereador também discorreu sobre lei de sua autoria que prevê campanhas de conscientização em condomínios e falou sobre a causa dos idosos
Campanha de conscientização sobre violência doméstica e familiar em condomínios, programa de habitacional do município e assistência psicológica para alunos nas escolas municipais foram alguns dos temas abordados pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com Vereadores”, da TV Câmara, realizado no estúdio da Rádio Câmara, na manhã desta sexta-feira, 25. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo, o vereador também falou sobre a causa do idoso, que é uma das bandeiras de seu mandato.
O programa habitacional Casa Nova Sorocaba foi um dos assuntos tratados pelo vereador. Cristiano Passos enfatizou que o programa representa um grande avanço em termos de moradia, uma vez que é feito com recursos municipais. “Sorocaba está dando um passo à frente, depois de um período muito conturbado, em que os conflitos entre os poderes prejudicam enormemente a cidade. Teremos outros sorteios, além desse primeiro que houve, mostrando que Sorocaba é uma cidade que está do lado de sua população”, enfatiza.
O vereador também discorreu sobre o Mutirão da Saúde, que considera uma iniciativa fundamental, pois, conforme salienta, “muitas pessoas estão esperando consultas, exames e pequenas cirurgias há anos e, com isso, seus casos se agravam”. Cristiano Passos também destacou projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara Municipal, que reduz o tempo máximo de espera em prontos-socorros que atendem pacientes conveniados. “Estou propondo a redução do tempo de 45 para 30 minutos”, explica.
Defesa dos idosos – A causa do idoso – que define como uma das principais bandeiras de seu mandato – também foi abordada pelo parlamentar. “Defendo a causa dos idosos e um dos problemas que eles enfrentam é a falta de programas sociais voltados para essa faixa da população. Os programas existentes estão em pontos estratégicos da cidade, mas o idoso tem dificuldade de se locomover, então, é preciso que tenhamos programas para idosos nas praças da cidade, próximo de suas casas. Estamos trabalhando nisso junto com a Prefeitura”, enfatizou, destacando que esses programas são essenciais para a saúde do idoso.
O vereador comemorou a implantação da Casa do Cidadão no centro da cidade, uma reivindicação de seu mandato, bem como a colocação de cartazes nos ônibus informando sobre os serviços prestados nas Casas do Cidadão. “As Casas do Cidadão prestam serviços essenciais à população, mas muita gente não tem conhecimento disso. Então, a informação nos ônibus vai facilitar muito para o cidadão”, afirma.
Campanha de conscientização – Cristiano Passos também falou sobre a Lei 12.509, de 11 de março de 2022, que institui campanha de conscientização sobre violência doméstica e familiar em condomínios residenciais. A campanha se destina a todas as pessoas – moradores, síndicos, funcionários, visitantes ou prestadores de serviços eventuais – que, de alguma forma, possam ter ciência a respeito da ocorrência de casos de violência doméstica e familiar praticados, mediante ação ou omissão, contra os grupos abrangidos pela lei nas áreas comuns dos condomínios ou no interior das unidades habitacionais.
A denúncia poderá ser feita de forma anônima, desde que respeitada a legislação penal vigente no país e os procedimentos adotados pelas autoridades competentes, como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. De acordo com a lei, os condomínios residenciais deverão afixar cartazes em suas áreas comuns informando sobre essa a necessidade da denúncia.