25/03/2022 16h33
Facebook

Projeto da vereadora determina que motivos para participação remota sejam documentados e divulgados durante a sessão.

A vereadora Iara Bernardi (PT) apresentou nesta sexta-feira, dia 25, um Projeto de Resolução que objetiva disciplinar a previsão de participação virtual nas sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Sorocaba. Para a vereadora, que votou sim ao Projeto de Resolução 11/2022, que tornou definitiva a possibilidade da participação remota, é preciso entender a importância da democratização do acesso dos vereadores e vereadoras às sessões, estando eles e elas em compromissos externos, mas desde que o acesso virtual seja feito de forma transparente, justificada e esporádica. 

O Projeto de Decreto Legislativo da vereadora regulamenta que, para participar das sessões ordinárias e extraordinárias de forma virtual, o parlamentar deverá comprovar documentalmente junto à Mesa Diretora os motivos que o impedem de participar presencialmente e que o Presidente da Casa de Leis deverá tornar público os motivos apresentados pelo parlamentar para a não participação presencial.

"Eu mesma já deixei de votar em pautas importantes, que queria debater, por estar em compromissos da própria Câmara, porém fora de Sorocaba, em agenda das Comissões Permanentes da Casa, por exemplo. A possibilidade de participar esporadicamente das sessões de forma remota, permite que os vereadores possam debater e votar projetos importantes, mesmo à distância. Mas os motivos da participação remota devem ser justificados, documentados e expostos para a população entender", explica a parlamentar. 

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi/PT)