O evento foi realizado conjuntamente pela Comissão de Saúde da Câmara, Conselho de Saúde e Secretaria de Saúde
A II Conferência Municipal de Saúde Mental, promovida pela Comissão de Saúde da Câmara juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba no sábado, 26, de manhã e à tarde, com a participação de autoridades, especialistas e usuários do sistema. A garantia da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatida durante o evento a partir de quatro eixos: cuidado e liberdade; gestão e financiamento; política de saúde mental e princípios do SUS; impactos e desafios pós-pandemia.
A mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde Pública da Câmara; vereadora Fernanda Garcia (PSOL), integrante da comissão; Francisco de Assis Gonçalves Valério, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Tábata Zamboli, da comissão organizadora da conferência; e Eline Araújo Vitor, coordenadora de saúde mental em Sorocaba. Dezenas de participantes participaram remotamente do evento, além de diversas pessoas presentes, representantes de vários movimentos, entre eles, o Sindicato da Saúde, o Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba) e o ex-vereador Izídio de Brito.
Na abertura dos trabalhos, o vereador Fábio Simoa destacou a importância de se ter um conjunto de dados atualizados sobre a saúde mental no município. Por sua vez, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) enfatizou que discutir a saúde mental é discutir também a saúde como um todo e a própria sociedade que se quer, envolvendo tanto os usuários da saúde quanto os profissionais da área. Já o presidente do conselho, Francisco Valério lembrou o trabalho de organização da conferência, que não era realizada há dez anos. Em seguida, tiveram início as apresentações e discussões.
Tendo como tema principal “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, a II Conferência Municipal, além das apresentações e debates iniciais, também transcorreu, durante a tarde de sábado, com os grupos de trabalhos, que resultou na produção de um relatório final, contendo as propostas aprovadas a serem encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde, bem como a lista de delegados que irão representar o município na etapa macrorregional.
A II Conferência Municipal de Saúde foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e os vídeos com a conferência estão disponíveis no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e em suas redes sociais.