O vereador defendeu a implantação de guardas em unidades de saúde e centros esportivos e falou de seu projeto de creche para idoso
O programa habitacional do município, a implantação de zeladoria nas unidades de saúde e nos centros esportivos, a criação de ponto de apoio para entregadores de aplicativos e a proposta de implantação de uma Creche do Idoso foram algumas questões abordadas pelo vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 28. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também falou sobre a necessidade de se implantar no município um Hospital do Câncer.
Presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, formada por Fábio Simoa (Republicanos) e Iara Bernardi (PT), o vereador Vitão do Cachorrão classifica o programa habitacional do município, o Programa Casa Nova Sorocaba, como uma oportunidade única para as pessoas de baixa renda adquirirem sua casa própria. “Pedi ao prefeito que as inscrições sejam feitas nas Casas do Cidadão”, conta Vitão do Cachorrão, que também é autor da Lei 11.866, de 11 de fevereiro de 2019, estabelecendo que os contemplados de programas habitacionais entregues pelo Município de Sorocaba sejam comunicados por correspondência postal com AR (Aviso de Recebimento) para evitar que muitas famílias sorteadas percam o prazo.
Segurança em UBS – Vitão do Cachorrão defende a colocação de guardas nas unidades de saúde e centros esportivos. “A implantação de zeladoria nas escolas foi uma luta de mais de cinco anos. Desde meu primeiro mandato, fiz o pedido de que fosse colocado um caseiro em todas as escolas municipais. Como a construção das casas nas escolas demoraria muito, conversei com o prefeito Rodrigo Manga e ele implantou os guardas nas escolas, que resolveu o problema da segurança. Agora, estou propondo que esse programa seja ampliado para as Unidades Básicas de Saúde e para os centros esportivos municipais”, adianta o vereador.
O vereador também cobrou da CPFL, a concessionária de energia, a melhoria do atendimento à população do município, devido às diversas reclamações quanto a esse atendimento, uma vez que, segundo ele, a troca de uma lâmpada queimada demora muito. Vitão do Cachorrão sugere que as empresas terceirizadas que fazem a manutenção das lâmpadas sejam autorizadas a agilizar o serviço, trocando também as novas lâmpadas que porventura queimaram depois da reclamação inicial que motivou o serviço de manutenção.
Creche para idoso – Vitão do Cachorrão explicou o Projeto de Lei nº 018/2022, de sua autoria, que cria a Creche para Idosos, destinada especialmente a pessoas com 60 anos ou mais, cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Outro projeto do vereador prevê reserva de vagas para pessoas com mais de 50 anos nas empresas que estabelecem contratos com a Prefeitura Municipal. Vitão do Cachorrão também falou de sua reivindicação de um Programa Bom Prato Móvel na cidade, para atender a população em vários pontos da cidade. “Hoje, com a crise e a pandemia, muitos trabalhadores, que antes não precisavam dessas refeições subsidiadas, agora precisam”, enfatiza.
Por fim, Vitão do Cachorrão defendeu a realização de sessões presenciais, e não hibridas, pois, conforme salienta, muitas categorias profissionais tiveram que trabalhar presencialmente mesmo nos momentos mais graves da pandemia, em que houve fechamento de muitos setores.