Objetivo é buscar conhecimentos para trazer a plataforma digital que amplia a possibilidade de participação popular no Legislativo sorocabano.
Com a intenção de implantar na Câmara de Sorocaba a plataforma “e-Democracia”, para ampliar a transparência e o acesso popular ao Legislativo, uma equipe do Lab.Leg (Laboratório de Inovação da Câmara Municipal) participará de uma oficina on-line sobre o sistema, oferecida pelo programa Interlegis, do Senado Federal. Estarão presentes no curso, marcado para o dia 28 de abril, o coordenador geral do Lab.Leg, Paulo Marquêz, além dos servidores Bruno Valsechi e Fernando Bellinassi.
De acordo com Paulo Marquêz, “a iniciativa faz parte do planejamento de ações do Lab.Leg para 2022 e vai fortalecer a participação da cidade no cenário de inovações e práticas legislativas, além de possibilitar aos cidadãos uma nova forma de participação nas atividades promovidas pela Casa de Leis”. O coordenador destaca ainda que a implantação e hospedagem da plataforma “e-Democracia” para a Câmara Municipal será totalmente gratuita.
A oficina tem como objetivo capacitar servidores para implementação e criação de audiências públicas interativas, como também na inserção e articulação de textos normativos para a colaboração e aprimoramento do texto por parte dos cidadãos. O curso será ministrado pelo assistente parlamentar Adalberto Alves, através do aplicativo Zoom, e no conteúdo estão previstas orientações e explicações sobre configuração do sistema, criação de sala de audiência, administração das transmissões e acesso ao Wikilegis para contribuição popular em projetos de lei, entre outros tópicos.
e-Democracia - Criado em junho de 2009 pela Câmara dos Deputados, o primeiro portal e-Democracia surgiu com o formato de projeto piloto e se institucionalizou em 2013, como um dos efeitos da Resolução 49/2013, que criou o Laboratório Hacker. No ano de 2016, o e-Democracia passou por ampla reformulação, que deu origem ao portal como ele é hoje, e em 2018, Câmara dos Deputados e Senado Federal estabeleceram parceria para distribuição do e-Democracia pelo Interlegis, somando-se às demais plataformas tecnológicas oferecidas pelo programa a mais de 1700 casas legislativas em todo o Brasil.