31/03/2022 07h04
atualizado em: 31/03/2022 07h04
Facebook

O vereador salienta que o contato com as fezes dos pombos pode acarretar doenças graves, o que, no seu entender, justifica a campanha

O vereador Cristiano Passos (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita ao Executivo estudos sobre a possibilidade de realizar campanha de conscientização sobre a importância de evitar a instalação de criadouros de pombos em telhados de casas, garagens, barracões e prédios públicos. Para o vereador, trata-se de uma campanha essencial para a saúde pública, uma vez que as vezes dos pombos podem transmitir doenças, inclusive graves.

“O pombo é símbolo da paz e do amor e isso induz muitas pessoas a verem apenas o lado bonitinho dessas aves, sem levar em conta o risco de transmissão de doenças que elas representam”, alerta Cristiano Passos, observando que as fezes dos pombos podem causar pneumonias fatais, renites crônicas e outros riscos graves, chegando inclusive a afetar os pulmões e o cérebro (causando meningite aguda).

Em seu requerimento, o vereador observa que pombo doméstico costuma fazer seus ninhos em telhados de casas, igrejas, escolas, mercados, quartéis, prédios velhos, entre outros. “Muitas pessoas alimentam esses pombos e, com isso, contribuem para sua proliferação, aumentando os riscos à saúde”, salienta o vereador.

Em razão disso, Cristiano Passos solicita ao Executivo a realização de uma campanha educativa sobre o risco da proliferação de pombos, através de cartilhas informativas, palestras nas escolas e centros comunitários, bem como outras atividades que possam alertar a população sobre o risco de contaminação pela poeira das fezes dos pombos.