31/03/2022 10h45
atualizado em: 31/03/2022 10h45
Facebook

Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), a audiência pública ocorrerá na segunda-feira, às 19 horas, com participação de técnicos e autoridades

O melhor destino para o elefante Sandro será discutido com especialistas no assunto, autoridades e toda a população interessada. Este será um dos principais assuntos abordados durante a audiência pública com o tema “Parque Zoológico Quinzinho de Barros, patrimônio da cidade de Sorocaba”. A audiência será promovida na segunda-feira (4), a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, e aberta a qualquer interessado. Ela é promovida pelo vereador Fernando Dini (MDB), que luta pelo bem-estar dos animais e investimentos no Parque Zoológico. “Convidamos especialistas porque queremos entender detalhes do que implica para o elefante a permanência ou a saída do zoo de Sorocaba”, enfatiza o vereador.

Para garantir o nível técnico do debate, o organizador Fernando Dini está convidando o representante do Ministério Público, que solicitou o envio do elefante para um santuário, o promotor de justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, oficiais da Polícia Ambiental, profissionais da Prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente e especialistas do Zoológico, além de veterinários, biólogos, e profissionais que já atuaram no zoológico ou em santuários. “Sabemos que o Zoológico de Sorocaba é referência para a América Latina, tem classificação máxima pelo Ibama, contribui para a preservação dos animais com risco de extinção. Então precisamos ter a certeza se o melhor para o elefante Sandro, um idoso prestes a completar 51 anos e com dificuldades de locomoção, será mesmo deixar o local onde viveu nos últimos 40 anos”, afirma o vereador.

A Prefeitura vem divulgando que não quer fazer a transferência, apesar de ter anunciado a retirada do elefante do zoo de Sorocaba. O próprio prefeito declarou à rádio Cruzeiro FM, na quarta-feira, que a questão passou a demandar mais a equipe jurídica do que a de meio ambiente. O tema continua no âmbito do Ministério Público, que fez recomendações, mas não chegou na Justiça, que realmente determina o que deve ser feito. “Com a audiência nós desejamos esclarecer melhor todos os aspectos”, declara o vereador Fernando Dini. A audiência também será transmitida ao vivo pela TV Câmara, pelo sinal de TV aberta, canal 31,3; pelas redes sociais, pela NET, canal 4 ou pelo Vivo Fibra, canal 9.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)