04/04/2022 11h36
Facebook

O parlamentar participou nesta segunda do programa “Bate-Papo com os Vereadores”

Ativista desde 2012, o vereador Ítalo Moreira (PSC), falou de sua trajetória política no “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, transmitido na manhã desta segunda-feira, 4. No programa, conduzido por Carlos Garbo, o parlamentar comentou projetos de sua autoria, já aprovados ou em tramitação na Casa, muitos deles de natureza liberal. 

O vereador lembrou que, antes de assumir uma vaga no Legislativo, participou de diversas mobilizações em prol da prisão em segunda instância e do fim do foro privilegiado, contra corrupção e o fundo partidário. “A gente teve a oportunidade de ajudar a organizar a maior manifestação da história de Sorocaba, que aconteceu em 15 de março de 2015, que, segundo a Polícia Militar, reuniu mais de 35 mil pessoas e, segunda a Urbes, mais de 50 mil pessoas”, lembrou. 

O parlamentar falou também sobre a participação da população em seu mandato, seja por meio do comitê que mantém no Jardim São Guilherme, que recebe as demandas dos cidadãos, às sextas-feiras, ou através do gabinete virtual, “Cidadão Participa” – portal para acolhimento de denúncias, críticas e sugestões da comunidade. De acordo com o parlamentar, esse trabalho, desenvolvido por sua equipe, reflete nos números de seu mandato. “São mais de 1300 proposituras, cinco mil ofícios e de mais de 100 representações no Ministério Público”, frisou. 

Entre os projetos de sua autoria, Moreira comentou a proposta que permite a poda de árvores por pessoas físicas ou jurídicas. Atualmente a demanda por podas é grande, pois a iniciativa é exclusiva do Poder Público Municipal. “Nosso projeto tem todo um cuidado. A gente cria mecanismos de fiscalização, inclusive entre a população”, disse. “É um projeto que, acima de tudo, dá liberdade. Desafoga o processo, mas, o mais importante, traz a liberdade de escolha para o indivíduo, não deixa tudo na mão do Estado, que é algo que eu defendo”, completou. 

Ítalo Moreira destacou outra proposta de sua autoria, que foi encampada pelo Executivo, que resultou na lei de liberdade econômica, ressaltando que essa parceria entre os dois poderes tem melhorado o ambiente de negócios e a geração de empregos na cidade. “Mesmo a gente vivendo uma crise econômica, mas, especificamente pela melhora de ambiente de negócios e liberdade econômica na cidade de Sorocaba, a gente está vendo um contraste com o país, com o aumento dos empregos aqui”, afirmou.

Durante o bate-papo o vereador comentou ainda temas de grande repercussão na cidade como a transferência do elefante Sandro; entrega de uniformes gratuitos a alunos da rede; possibilidade de sessões on-line; fim do rodízio de água e iluminação pública, entre outros. Transmitida ao vivo, a entrevista com o vereador Ítalo Moreira permanecerá na rede de programação da TV Câmara e já está disponível nas redes sociais do Legislativo.