07/04/2022 12h56
atualizado em: 07/04/2022 12h57
Facebook

A lei que prevê transparência na aplicação dos valores de multas de trânsito, da autoria do vereador, foi um dos temas da entrevista

A transparência quanto aos valores arrecadados com multas de trânsito e o projeto de lei que prevê isenção de taxas de fiscalização e outras taxas durante a pandemia foram alguns dos temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta quinta-feira, 7, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre outras ações de seu mandato.Rodrigo do Treviso comentou o Projeto de Lei nº 100/2021, de sua autoria, que prevê isenção de taxas de fiscalização de instalação e funcionamento e de publicidade para microempreendedores individuais e pequenas e microempresas. “Essa cobrança não é justa, porque esses estabelecimentos ficaram fechados, arcando com despesas, como aluguel, pagamento de funcionários, e ainda tendo que arcar com essas taxas”, enfatizou, lamentando que seu projeto, apresentado em março do ano passado, chega com atraso.

Transparência pública – O parlamentar também comentou a Lei 12.510, de 11 de março de 2022, de sua autoria, que obriga o Poder Executivo a publicar mensalmente, no Portal da Transparência do Município, o demonstrativo da arrecadação e destinação de recursos decorrentes da aplicação de multas de trânsito. “O objetivo da minha lei e promover mais transparência para que o munícipe saiba como estão sendo investidos esses recursos. É importante, por exemplo, que eles sejam investidos em educação de trânsito”, enfatizou.

O parlamentar também destacou outras ações de seu mandato, como o seu trabalho em prol do desassoreamento do córrego do Itanguá. “Essa é uma luta vem que da época em que eu sequer era vereador. Sou da região e conheço esse problema de perto. E toda vez que a gente cobrava o desassoreamento do córrego, diziam que era preciso ter licença da Cetesb, em São Paulo. Mas isso não era verdade. A Secretaria do Meio ambiente de Sorocaba pode dar essa licença”, observou.Rodrigo do Treviso destaca que, agora, as obras de desassoreamento do córrego do Itanguá tiveram início, mas conta que havia poucas máquinas trabalhando no local e, então, solicitou à Prefeitura Municipal um reforço da equipe. Segundo ele, a previsão é que cheguem mais máquinas para dar um andamento mais rápido nas obras.

“Outro problema gravíssimo que a população de Sorocaba enfrenta é a questão do transporte coletivo. Estive com o prefeito Rodrigo Manga e com o presidente da Urbes, Sérgio Barreto, solicitando a colocação de mais ônibus nas linhas, principalmente na linha que atende o Jardim Rodrigo”, conta. Na entrevista, o vereador também antecipou o tema que irá abordar no programa “Câmara Convida”, da TV Sorocaba, em que vai discorrer sobre bullying e comentou questões de segurança pública.