A vereadora contou ter comprado por R$ 84 o mesmo kit robótico (menos a apostila) pelo qual a Prefeitura de Sorocaba pagou R$ 780.
A vereadora Iara Bernardi (PT) utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 7, para questionar a compra de kits robóticos para as escolas municipais, realizada pela Prefeitura de Sorocaba em setembro do ano passado. “O Conselho Municipal de Educação já levou essa denúncia ao Ministério Público, que está investigando o caso. Então, resolvi comprar esse mesmo material para ter uma ideia do seu custo no mercado. São 288 kits do Menino Maluquinho e um aviãozinho, que são chamados de robótica”, contou a vereadora, ao mostrar o material, inclusive as pilhas e parafusos que o acompanham.
“Esse material foi comprado pela Prefeitura de Sorocaba por 780 reais cada kit, que vem numa caixinha. Na Rua Sete de Setembro, comprei esse mesmo material por 84 reais, fora o livro, uma apostila, que, por sinal, é boa, mas deve valer uns 30 reais”, afirmou Iara Bernardi, que também questiona o fato de a Prefeitura de Sorocaba ter feito a aquisição do kit robótico de uma única empresa, a do Menino Maluquinho.
“Foram 33.924 robozinhos, entre carrinho, aviãozinho e uma figurinha humana. Foi feita uma ata pública dizendo que deveria ser material da empresa do Menino Maluquinho”, enfatizou, acrescentando que o Conselho Municipal de Educação não foi consultado sobre a compra. Por fim, a vereadora disse que as escolas sequer têm um local adequado para guardar esse material. E, após a fala da vereadora, o líder do governo, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) disse que o custo do material compreende todo um projeto pedagógico, não só o kit robótico, e ficou de apresentar as explicações do Executivo.