O evento foi sediado na Câmara Municipal de Tatuí
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e o presidente da Comissão de Economia, vereador Italo Moreira (PSC) participaram na tarde desta quinta-feira (07) da 3 sessão ordinária do Parlamento Regional Metropolitano, que congrega representações legislativas de 34 municípios de três sub-regiões, capitaneadas por Sorocaba, Itapetininga e Tatuí. O evento foi sediado na Câmara Municipal de Tatuí.
O vereador Cláudio Sorocaba destacou a importância das sessões ordinárias do Parlamento Regional. "As nossas Câmaras Municipais, trabalhando juntas, já estão conseguindo elaborar soluções para problemas graves da região, como a questão da saúde. Na nossa primeira reunião tivemos a demanda do Centro de Hemodiálise para Tatuí, que vai desafogar também os atendimentos em Sorocaba. Hoje, a terceira reunião, já temos a resposta positiva no Estaso quando a liberação do funcionamento dessas instalações", disse o presidente da Câmara de Sorocaba
O presidente da Câmara de Sorocaba é secretário geral do Parlamento Regional Metropolitano, presidido pelo vereador Thiago Gonçales (PL), presidente da Câmara de Itu. O presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu (PSDB), 3º vice-presidente do Parlamento Regional, abriu a reunião como anfitrião do encontro.
O vereador Italo Moreira, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda do Parlamento Regional, sugeriu a criação de um selo regional para agilizar a certificação e Inspeção da produção agrícola. "Precisamos, como região, pensar em formas de facilitar a vida dos produtores agrícolas, fundamentais para nossa Economia", disse o parlamentar.
Os vereadores discutiram temas regionais, em áreas como obras, meio ambiente, educação, comunicação, e a saúde, com enfoque especial para o problema da falta de estruturas adequadas para o tratamento de hemodiálise, oncológico em toda a região, bem como a instalação de um novo Ambulatório Médico de Especialidades na região. Após a sessão, os vereadores conheceram o novo centro de tratamento de hemodiálise de Tatuí, que ainda aguarda credenciamento da Secretaria Estadual da Saúde.
Sobre o Parlamento Regional
O Parlamento Regional Metropolitano reúne representantes de 34 municípios de três sub-regionais. Sorocaba conta com seis representantes. Além do vereador Cláudio Sorocaba como secretário geral, fazem parte do Parlamento Regional Metropolitano: Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ítalo Moreira (PSC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda; João Donizeti Silvestre (PSDB), vice-presidente da Comissão de Planejamento, Meio ambiente e Assuntos Jurídicos; Iara Bernardi (PT), da comissão de Educação e Cultura; e Fernanda Garcia (PSOL), das comissões de Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos, e Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Infraestrutura.
O Regimento Interno do Parlamento Regional, com 145 artigos, estabelece a composição do órgão, dispõe sobre direitos e deveres de seus membros, define atribuições da mesa diretora e seus componentes, estabelece as competências de suas 13 comissões e organiza a forma como ocorrerão suas sessões, entre outros ordenamentos, como a participação da sociedade nos trabalhos.
A Mesa Diretora é composta pelos vereadores:
Presidente: Thiago Gonçales (Itu);
1º Vice-Presidente: Júlio Césas Buscariol (São Miguel Arcanjo);
2º Vice-Presidente: Alfredo Melaré Neto (Tietê);
3º Vice-Presidente: Antônio Marcos Abreu (Tatuí);
4º Vice-Presidente: Uanderson Clayton de Oliveira Moreira (Itapetininga);
1ª Secretária: Blianca Elisbão (Angatuba);
2º Secretário: Nadivan Ferreira Maia (Araçariguama);
Secretário Geral: Claudio Sorocaba (Sorocaba).
As comissões temáticas são as seguintes: Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda; Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Criança, Adolescente e Segurança; Mobilidade Urbana e Transporte; Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Infraestrutura; Inclusão Social e Acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-Estar e Defesa de Animais Domésticos.
Já o Código de Ética, além de aprofundar os deveres fundamentais dos membros do Parlamento Regional Metropolitano, trata dos atos contrários à ética e ao decoro parlamentar, define medidas disciplinares e estabelece normas sobre o processo disciplinar.
As sessões do Parlamento Regional Metropolitano são realizadas nas Câmaras Municipais que o compõem, em forma de revezamento.