Paulo Roberto Santos esteve na Rádio Câmara com os vereadores Fausto Peres (Podemos), Fábio Simoa (Republicanos) e Silvano Junior (Republicanos).
O técnico do Esporte Clube São Bento, Paulo Roberto Santos, participou do programa Comissões em Debate, realizado na tarde desta quinta-feira, 7, pela Rádio Câmara Sorocaba, juntamente com o presidente da Comissão de Cultura e Esportes do Legislativo, vereador Fausto Peres (Podemos), e dos membros Fábio Simoa (Republicanos) e Silvano Junior (Republicanos). Na oportunidade, os convidados trataram do atual momento do Azulão sorocabano e, principalmente, sobre a possibilidade de acesso da equipe para a primeira divisão do futebol paulista.
Eleito pelos torcedores do São Bento como o melhor técnico da década, Paulo Roberto Santos busca o segundo acesso com a equipe para a primeira divisão do Campeonato Paulista neste sábado, em partida contra o Oeste, em Barueri. Ele lembrou do início da carreira de treinador, na equipe do Pouso Alegre, quando assumiu a vaga após um acidente do técnico principal. Daí pra frente, atuou em vários clubes e se especializou com vários cursos, tendo inclusive conquistado a licença A da CBF (que permite atuar em clubes do exterior) e atualmente estudando para conquistar a licença PRÓ. Ao todo, acumula 17 títulos no futebol, e 14 acessos.Em Sorocaba, dirigiu o São Bento de 2014 a 2018, retornando no ano passado. Também comandou o Atlético Sorocaba em 2008 e 2009. Por tudo que fez pelo esporte nos clubes locais, recebeu título de cidadão sorocabano e fixou residência no município. “Minhas filhas estudam aqui, então tenho carinho muito grande pela cidade e me sinto sorocabano”, afirmou.
Paulo Roberto contou que o São Bento tem feito um trabalho de reconstrução após uma série de rebaixamentos. “O clube teve acesso meteóricos e da mesma forma caiu. Encontramos o São Bento da mesma forma que 2013, sem calendário, só com o estadual. Então é um trabalho de reconstrução que já vem dando resposta com a chance de retorno à elite do futebol estadual”, explicou. Ele também disse que o clube tem investido nas categorias de base para formação de atletas, como Lucas Lima e Kayan, que já estão na equipe profissional. “São duas grandes revelações”, afirmou.
O técnico ainda falou sobre as falhas de arbitragem, tanto em campo quanto no VAR, durante a disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista, que prejudicaram a equipe. “Os critérios a gente não entende quais são para chamar o VAR ou não”, disse. Paulo Roberto finalizou a participação destacando a decisão do acesso na partida contra o Oeste, sábado, em Barueri, pela semifinal do Paulista Série A-2, após o primeiro jogo terminar empatado por 2 a 2 em Sorocaba. “Chegamos com 50% de chances. Vai ser um jogo difícil, não há como prever o resultado. Mas vamos com a mentalidade do acesso”, disse. “Eu Tenho certeza que temos o acesso garantido”, afirmou Fausto Peres, que acompanha o São Bento em todas as partidas em Sorocaba.
Sobre a torcida pelo clube, os participantes do programa destacaram a atuação dos torcedores do São Bento no estádio e, na sequência, foi apresentado um vídeo com os bastidores da preparação da equipe para os jogos. Ao finalizar a participação, Paulo Roberto agradeceu o espaço e disse esperar retornar em outra oportunidade com a conquista do acesso do São Bento para a primeira divisão.Torneio Cruzeirão – Os vereadores da Comissão de Esporte também aproveitaram o programa para falar do início do Torneio Cruzeirão de Futsal, que será retomado após dois anos de paralisação por conta da pandemia. Silvano Júnior destacou a participação do Silvano Futsal, equipe formada pelo pai e ex-vereador Tonão Silvano. “Em 2015 ele foi campeão e 2016 vice. Em todos os anos chegamos nas semifinais. Esse ano montamos um time para chegar entre os quatro novamente. Para ser campeão tem que ter sorte e competência”, disse.
Fábio Simoa contou que atuou como goleiro de futsal e destacou a importância da competição para a cidade. Ele lembrou de uma lei municipal, do ex-vereador Rafael Militão, que determina a plantação de uma árvore para cada gol anotado na competição. “É um dos maiores campeonatos do mundo, que já chegou a ter 600 times participantes”, disse.Os vereadores falaram também da estrutura esportiva de Sorocaba, que necessita de revitalização em algumas unidades. “O esporte a cultura ficaram um pouco de lado, parado, durante a pandemia, mas a estrutura é adequada para receber tanto o Cruzeirão quanto outros torneios, como os Jogos Abertos que teremos em Sorocaba este ano”, explicou Simoa. Silvano Junior pontuou que a cidade ainda necessita de uma pista de atletismo.
Cultura – Na parte cultural, os vereadores trataram do Projeto de Lei 29/2022, de autoria de Fábio Simoa, que cria o Memorial da Migração Nordestina no Município de Sorocaba, da possibilidade de mudança do local da festa junina para o Paço Municipal, atrações musicais e a realização do espetáculo Paixão de Cristo, agendada para o bairro Brigadeiro Tobias no dia 10, e para o Parque dos Espanhóis, no dia 15 deste mês. “Moradores de Sorocaba e cidades vizinhas, estão todos convidados para participar”, disse Simoa, parabenizando os organizadores da peça, realizada há mais de 10 anos.