11/04/2022 09h19
atualizado em: 11/04/2022 09h23
Facebook

A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Francisco França (PT), em parceria com a Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta sexta-feira, 8, quando também foi aberto o I Simpósio Oncológico de Sorocaba. A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT), em parceria com a Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer) e outras entidades que tratam da assistência aos pacientes de câncer e seus familiares.

Além do vereador França, que presidiu os trabalhos, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Pereira de Souza, representando o prefeito Rodrigo Manga; médico oncologista Lúcio Neves, palestrante da noite, representando o secretário de Saúde, Cláudio Pompeo; o diretor da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelson Rodrigues; a presidente da Asipeca, Letícia Hoffmann Castanho; e a técnica de saúde da Asipeca, Ana Cecília Fogaça.

O evento também contou com a presença das diretoras da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Pedroso e Maysa Santini de Souza e da médica Alice Francisco, entre outras autoridades. A sessão solene teve ainda apresentações musicais da dupla Suelen Raimundo e Téo Nereu.

Durante a solenidade, como ocorreu em anos anteriores, foram homenageados profissionais de várias áreas, como medicina, enfermagem, psicologia, suporte técnico, serviços gerais, entre outras, que se dedicam a dar apoio aos pacientes de câncer e seus familiares.

Simpósio oncológico – O I Simpósio Oncológico de Sorocaba, cuja abertura ocorreu durante a sessão solene, teve como objetivo promover a integração entre profissionais de saúde, disseminando o conhecimento oncológico, e foi realizado no final de semana (sábado e domingo) no auditório do jornal “Cruzeiro do Sul”.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, entre 2020 e 2022, devem ocorrer 625 mil novos casos de câncer no Brasil. A maioria de próstata e de mama, mas também de intestino, pulmão, estômago, colo do útero e boca, os mais comuns.

O vereador França observou que “essas estatísticas não são suficientes para medir o impacto do câncer na vida das pessoas, uma vez que, mais do que outras doenças, o câncer tem uma dimensão social e humana, que é preciso levar em conta, como o tratamento complexo e de alto custo, que exige apoio social e psicológico, isto é, de atendimento humanizado”.

Em razão disso, o parlamentar destacou o trabalho das entidades do terceiro setor, como a Asipeca, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entre outras, que atuam no apoio aos pacientes e seus familiares. Também ressaltou o trabalho dos profissionais de várias áreas, muitos dos quais foram homenageados na sessão solene.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da Vivo; e Canal 9 da Vivo Fibra) e encontra-se disponível no portal da Câmara de Sorocaba e nas redes sociais da Casa.