Como presidente da Comissão de Economia do Parlamento Regional Metropolitano, o parlamentar sugere que o serviço de inspeção e fomento a produtos de origem animal e artesanal seja implantado nos mesmos moldes do serviço municipal
O vereador Ítalo Moreira (PSC), presidente da Comissão de Economia do Parlamento da Região Metropolitana de Sorocaba, protocolou, no dia 7 de abril, uma indicação justificando a importância de implantação do “SIM Regional”. O SIM é o serviço municipal responsável por inspecionar e fomentar estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal e artesanais, nas suas mais variadas formas - carne e leite e seus derivados, cerveja artesanal e produtos derivados da apicultura.
Em Sorocaba, o SIM existe desde 2010 (Lei Municipal nº 9.440/2010). Atualmente, são dezenas de estabelecimentos comerciais da cidade cadastrados e inspecionados regularmente pela equipe da Administração Pública local. “Ao promovermos a integração das mais de vinte cidades da Região Metropolitana de Sorocaba através desta proposta, vamos abrir o mercado e permitir que os produtores possam comercializar seus produtos em todos os demais municípios, ampliando também o mercado local, as oportunidades e a concorrência”, argumental Ítalo Moreira.
Além disso, em sua justificativa, o parlamentar ressalta que o SIM Regional poderá auxiliar nichos que buscam se adequar às regulamentações do mercado. “Em Sorocaba vivenciamos uma experiência bem complexa com o mercado de cervejas artesanais. Para conseguir funcionar, este nicho de mercado tem tido grandes desafios com o MAPA, que prejudicam os empreendedores ávidos por colocarem em prática as suas paixões e conhecimentos técnicos. Por isso, o SIM certamente poderá desburocratizar e auxiliar os produtores a vencer os obstáculos, que, hoje, acabam levando a frustração e perda de investimentos para as cidades”.
Ítalo Moreira também entende que seria extremamente relevante a criação de uma Câmara de Comércio na Região Metropolitana de Sorocaba. “Seria importante para melhor expor os produtos e serviços, que são pertencentes a nossa região, para todo o estado de São Paulo, Brasil e mesmo internacionalmente, valorizando o empreendedor, o produtor e o prestador de serviços, que fazem toda a diferença para a pujança do desenvolvimento regional”, conclui.
O presidente do Parlamento Regional, o vereador de Itu, Thiago Gonçalves (PL), recebeu a indicação e dará encaminhamento às demais comissões, para análise e apresentação de pareceres.
(Assessoria de Imprensa - vereador Ítalo Moreira - PSC)