São centenas de famílias prejudicadas. A onda de furtos de torneiras, botijões de gás, hidrômetros, placas de numeração dos imóveis, cabos de eletricidade de residências e outros bens de menor comercial acabam com a sensação de segurança para parte dos moradores da Zona Leste de Sorocaba. Procurado cada vez mais pela população, o vereador Fernando Dini (MDB) intermediou uma força-tarefa com as corporações responsáveis pela segurança, pela assistência social da Prefeitura e moradores, na manhã desta segunda-feira (11). Participaram a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, diretores de Associações de Moradores, representantes do Conselhos de Segurança Comunitária (Consegs) e Secretaria da Cidadania. Todas as partes assumiram o compromisso de trocar informações e agir conjuntamente para ter mais sucesso no combate dos delitos.
O vereador Fernando Dini observou a importância dos moradores atuarem unidos e contribuindo com informações detalhadas ao acionar a polícia. Os representantes da Polícia Militar ressaltaram a necessidade de registrar boletins de ocorrência, por menor que seja o prejuízo financeiro, para que o cruzamento de informações aponte os locais e horários de maior incidência e outras pistas. Fernando Dini lembrou que não há mais a necessidade de ir até uma delegacia para registrar uma queixa. De qualquer computador ou celular conectado à internet, basta acessar o endereço www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br para rapidamente registar o boletim de ocorrência, sem precisar sair de casa. Tanto a Guarda Civil Municipal quanto a Polícia Militar comprometeram-se a atuar com ainda mais atenção, com base nas informações que forem passadas pela população daquela região.
O secretário da Cidadania da Prefeitura, Clayton Lustosa, informou que o município está à disposição para atender os chamados. A Secretaria da Cidadania realiza as abordagens humanizadas, que leva oportunidades para que as pessoas possam deixar a situação de rua. Entre os apoios ofertados estão o abrigo e o retorno para a cidade de origem para os casos em que a pessoa tenha por quem ser acolhido. Neste ano a Prefeitura já reencaminhou 541 pessoas; somente neste mês de abril, 77 pessoas e desde o início do ano passado, cerca de 1,8 mil pessoas.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)