12/04/2022 13h56
atualizado em: 12/04/2022 20h02
Facebook

O programa “Se Liga na Dica” integra o livro “Cases Inspiradores: Comunicação na Prática”, produzido por um grupo de pesquisa em comunicação

Fábio Mascarenhas e Paulo Marquêz com o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba, e outros servidores da CasaO programa “Se Liga na Dica”, produzido e veiculado pela TV Câmara de Sorocaba, foi selecionado para integrar o livro “Cases Inspiradores: Comunicação na Prática”, organizado pelos professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, do Grupo Estrato (Estratégias Midiáticas Organizacionais) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e lançado em formato digital pela instituição, localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O livro, com 30 artigos científicos, foi lançado nesta terça-feira, 12, e pode ser baixado gratuitamente no seguinte endereço eletrônico: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes.

Os servidores Paulo Marquêz e Fábio Mascarenhas, da Câmara de Sorocaba, juntamente com o professor Paulo Celso da Silva, da Uniso, assinam o artigo “Se Liga na Dica: Informação clara, acessível e pra todo mundo em tempos de pandemia”, no qual explicam as razões da criação do programa, sua concepção como produto comunicacional e suas fundamentações teóricas. A exemplo dos demais textos do livro, o artigo sobre o programa é acompanhado de um comentário teórico da professora Vera Sirlei Martins, doutora em Comunicação Midiática pela UFSM.

Baseando-se no conceito de comunicação pública do franco-argelino Pierre Zémor (que destaca seus objetivos de informar, ouvir as demandas, assegurar o senso de pertencimento coletivo e acompanhar as mudanças), e da pesquisadora Corinne Weisgerber, professora e pesquisadora da Concordia University Texas, em Austin, nos Estados Unidos, os servidores Paulo Marquêz e Fábio Mascarenhas enfatizam que a criação do programa “Se Liga na Dica” (com menos de três minutos de duração) teve como objetivo “divulgar informações precisas e confiáveis” na pandemia, por meio de um processo de pesquisa, seleção e adaptação de materiais e textos.

Valendo-se de outros teóricos e profissionais da comunicação, Marquêz e Mascarenhas observam que o programa “Se Liga na Dica”, concebido como um “vídeo de bolso”, procurou se utilizar de clareza e simplicidade para focar nos resultados, isto é, na melhor compreensão possível por parte da audiência. Ao todo foram gravados e disponibilizados, entre março e dezembro de 2020, 20 episódios para veicular durante toda a programação da TV Câmara Sorocaba e nos canais do Facebook e Youtube. Com duração média de três minutos, os vídeos abordaram, em sua grande maioria (85%), temas relacionados às medidas de prevenção contra a Covid-19. Na época da apresentação do artigo para publicação, estavam sendo produzidos outros 30 episódios para 2021, já com enfoque nos avanços científicos no enfrentamento da pandemia, como as campanhas de vacinação.

Em seu comentário teórico sobre o programa “Se Liga na Diga”, a professora Vera Sirlei Martins sustenta que a iniciativa da TV Câmara de Sorocaba situa-se na “dimensão da experiência do sujeito que compreende e pode, assim, pela lente da empatia, mobilizar conhecimentos técnicos capazes de produzir informações sensíveis ao contexto e, dessa forma, minimizar os medos, as dores e as inseguranças da população”.

Currículos – Servidor de carreira da Câmara de Sorocaba, no cargo de cerimonialista, e apresentador do programa “Se Liga na Dica”, Paulo Antônio de Sousa Marquêz é graduado em Comunicação Social (Comunicação Institucional e Relações Públicas) pelo IESB, do Distrito Federal, com especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso, atualmente faz o doutorado na área e é pesquisador em Mídias, Cidades e Práticas Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.

Secretário de Comunicação da Câmara de Sorocaba, Fábio Henrique Mascarenhas é Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso), onde também é professor do curso de Relações Públicas. Especialista em Gestão de Cidades pela Universidade Nove de Julho e em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela Universidade de São Paulo (USP), é graduado em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade de Sorocaba. Atualmente, além de professor da Uniso, é secretário de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Sorocaba.

Já o professor Paulo Celso da Silva é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), com pós-doutorado na Universidade de Barcelona. Desde 2006, atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, com projetos e pesquisas nas áreas de Mídias e Práticas Socioculturais, Comunicação, Mídia, Cidade, Geografia, Filosofia e Música, com ênfase na Comunicação.