Iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB) vai unir autoridades e forças policiais em estudos para a defesa de mais de 2 milhões de pessoas.
O trabalho por mais segurança realizado pelo vereador Fernando Dini (MDB) em toda a região de Sorocaba vai expandir a partir de agora. Isso porque nesta terça-feira (12) foi aprovada na Câmara de Sorocaba, a proposta do próprio vereador, que institui a Frente Parlamentar da Segurança Pública. “O nosso próximo passo é visitar as Câmaras Municipais de toda a região, convidando os vereadores de outras cidades, prefeitos, representantes das forças de segurança, deputados estaduais e federais para prepararmos uma grande reunião, onde se iniciará o trabalho por mais segurança regional”, anuncia o parlamentar. Como ex-secretário municipal da Segurança, Fernando Dini tem estreito relacionamento com os comandos regionais das polícias e sempre que procurado por outros municípios, intermedeia e participa de reuniões que tratam do reforço na segurança.
A Frente Parlamentar da Segurança Pública criada por Fernando Dini vai debater e atuar para reduzir a criminalidade em toda a Região Metropolitana de Sorocaba, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. É um canal de planejamento e comunicação em busca de soluções conjuntas. “As nossas forças de segurança nunca deixaram de nos atender em suas missões. Com o esforço de todos estamos construindo uma nova realidade”, comemora Fernando Dini. A partir de agora começa a ser constituído um fórum de debates, estudos, discussões e proposições sobre temas e situações que afetam a segurança.O vereador Fernando Dini explica que não é de hoje que o crime atua organizadamente e sem respeitar fronteiras, agindo em diferentes municípios conforme as vulnerabilidades que encontram. “Assaltaram um caixa eletrônico à luz do dia em Sorocaba na semana passada e um crime muito semelhante havia sido praticado no litoral. Recentemente tivemos um audacioso roubo à joalheria dentro de um shopping da cidade em horário repleto de frequentadores e dias depois outro semelhante em um outlet na rodovia Castelo Branco”, explica o vereador sobre crimes considerados, no mínimo, coincidentes.
O vereador autor do projeto de resolução que acaba de ser aprovado ressalta que as autoridades políticas municipais agora vão se organizar regionalmente para trocar informações e apoiar as forças policiais no combate à criminalidade, seja com todos os incentivos que couberem aos poderes Executivo e Legislativo, como com as informações que obtiverem. “É a mesma Polícia Militar que atende todos nós, logo podemos dialogar regionalmente. Cada município possui a sua Guarda Civil e o intercâmbio de informações vai aprimorar no combate ao crime que não fica restrito às fronteiras municipais”, afirma o vereador.
(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini/MDB)